Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADAUTO DOS SANTOS MELLO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADAUTO DOS SANTOS MELLO FILHO
DATA: 21/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: LaP - 10
TÍTULO: PADRÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA CAPTURA DA PIRAMUTABA, Brachyplatistoma vaillantii, PELA FROTA DE ARRASTO DE PARELHA NA COSTA NORTE DO BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: piramutaba, abundância, analise de covariância
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo A piramutaba, Brachyplatistoma vaillantii, é um bagre de água doce amplamente distribuído na bacia amazônica, que representa um importante recurso para as populações que vivem ao longo dos seus afluentes, sendo assim alvo da pesca de subsistência e da pesca comercial, tanto pela frota artesanal, que utiliza redes de emalhar, espinhéis de anzol e currais, como pela frota industrial com barcos com casco de aço, adaptados da pesca do camarão, que utilizam redes de arrasto e possuem alta capacidade de estocagem. A produção da piramutaba sofreu um grande declínio devido o aumento do esforço de pesca a partir da década de 1980, alcançando produções muito baixas nos anos 90. Foram realizados estudos para avaliar o estoque de piramutaba e se constatou que a espécie apresentava sérios indícios de sobrepesca de crescimento, quando são capturados indivíduos jovens, impedindo a reposição dos estoques. Com isso foram tomadas medidas para o manejo adequado dessa espécie, como limitação da frota em 48 embarcações, tamanho de malha do saco-tunel de 100 mm, e restrições de áreas de pesca e do período de defeso que se estende de 15 de setembro a 30 de novembro. A identificação de áreas onde exista uma maior abundância de um estoque pesqueiro e intensidade do esforço de pesca é de suma importância para fornecer subsídios para o estabelecimento de medidas de ordenamento, e ainda contribuir para uma exploração racional e sustentável dos estoques, sendo assim alvo de interesse para os gestores dos recursos pesqueiros. Assim o objetivo desse trabalho é caracterizar a variação da abundância da piramutaba na plataforma continental da costa Norte do Brasil, com relação aos fatores espacial e temporal, visando contribuir para o ordenamento pesqueiro da espécie. Para realizar esse trabalho iremos primeiramente identificar geograficamente por meio do diagrama de Voronoi os pesqueiros freqüentados pela frota industrial, para auxiliar essa analise iremos fazer uma analise de agrupamento de Cluster, com método de agrupamento de “Ward”. Posteriormente iremos identificar as unidades de esforço pesqueiro mais representativas para a analise de captura. Finalmente iremos aplicar uma analise de covariância com 3 fatores para analisar os efeitos das variáveis explicativas “tempo de arrasto”, “distância de arrasto” e profundidade na variável resposta “captura” expressa em kg, verificando suas relações entre os 03 fatores: pesqueiros, estações do ano e ano. Com isso iremos obter um valor de captura padronizado que pode ser utilizado como representativo de abundância do estoque de piramutaba.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Presidente - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Notícia cadastrada em: 20/02/2013 16:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1