Notícias

Banca de DEFESA: RAYSSA CARDOSO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA CARDOSO DA SILVA
DATA: 31/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual link: http://meet.google.com/zmj-ocgd-xru
TÍTULO:

Caracterização da pesca artesanal de puçá de arrasto de camarão: sustentabilidade e etnoecologia entre  pescadores artesanais em Ponta Bom Jesus - São Caetano de Odivelas (PA)


PALAVRAS-CHAVES:

Pesca de Puçá de Arrasto de Camarão, Sustentabilidade, Etnoecologia, São Caetano de Odivelas.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Na pesca de arrasto de camarão a fauna acompanhante constantemente aparece como um problema central a ser tratado, diante do impacto promovido por essa captura. Estudos sobre a modalidade industrial podem ser encontrados evidenciando a importância da produção de tecnologias que diminuam os impactos desse tipo de pesca. Todavia, estudos sobre a pesca artesanal de puçá de arrasto ainda não contam com uma bibliografia capaz de descrever essa atividade em toda sua riqueza. Na pesca artesanal de camarão apetrechos e atores sociais figuram como elementos centrais. Nesta, um saber particular garante o trato e uso diferenciados dessa fauna, desenhando e indicando práticas que promovem menor impacto frente a um cenário de intensa pressão sobre recursos naturais.  Diante de uma literatura limitada sobre esse tipo de captura e suas particularidades, o presente trabalho tem como objetivo principal caracterizar a pesca artesanal de puçá de arrasto de camarão e as espécies que compõem a sua fauna acompanhante a partir dos saberes e práticas de pescadoras e pescadores artesanais. Observações em campo indicam que o saber tradicional dos pescadores nesse tipo de captura tem caráter de destaque. Esta pesquisa usou como técnica metodológica a observação participante de caráter não etnográfico, ademais da utilização de uma metodologia quali-quantitativa fazendo uso de questionários e entrevistas semiestruturadas, destacando as categorias sustentabilidade e etnoecologia como orientadoras da análise.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3185045 - VOYNER RAVENA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Notícia cadastrada em: 28/07/2020 15:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2