Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUELINE CRISTINA PEREIRA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUELINE CRISTINA PEREIRA MONTEIRO
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Defesa por teleconferência/ via parecer

Microplásticos Pelágicos e Bentônicos na Plataforma Continental Amazônica

Amazônia, Rio Amazonas, Atlântico Tropical, Poluição por Microplásticos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Os microplásticos (MPs) são partículas menores que 5 mm oriundas ou não, da fragmentação de plásticos maiores. MPs estão sendo identificados em diferentes ambientes ao redor do mundo e durante o seu transporte via rio-oceano interagem com os fatores bióticos e abióticos do planeta Terra. A composição química dos MPs é sintética sendo então dificilmente absorvida pelos ciclos da natureza. Desse modo, eles causam impactos ao meio aquático e àqueles que integram o sistema, inclusive o homem. Os rios são as principais fontes de resíduos plásticos para o oceano (Jambeck et al., 2015), para os quais estimativas apontam entre 0.47×106 e 2.75×106 toneladas de plásticos exportados anualmente (Schmidt et al., 2017) devido a urbanização, industrialização, densidade demográfica e a ineficiência do sistema de tratamento de esgoto e lixo. No ambiente marinho, os MPs são transportados por correntes oceânicas sendo ou não depositados ao longo da costa; são ingeridos por organismos marinhos desde o zooplâncton a grandes mamíferos aquáticos; servem como substrato para bactérias e diatomáceas, as quais podem alterar a sua densidade e decantar ao longo da coluna d’água. Por fim, inúmeros são os destinos dos MPs de acordo com sua forma e densidade. Dessa modo, há a necessidade de conhecer as vias de transporte e os reservatórios temporários e finais dos MPs para avaliar o estado atual de contaminação, e também para traçar medidas que previnam e diminuam os impactos aos ecossistemas terrestres e aquáticos, principalmente em ambientes de relevância ambiental, social e econômica, como a Amazônia. Logo, este projeto de doutorado visa caracterizar e entender o estado atual de contaminação na borda oeste do Atlântico Tropical sob influência da pluma estuarina do Rio Amazonas segundo a concentração e tipologia dos MPs pelágicos e bentônicos. A tese está dividida em quatro capítulos, o primeiro capítulo será sobre a distribuição espacial de MPs na plataforma continental amazônica (PCA) buscando determinar os níveis de contaminação no sedimento superficial; o segundo capítulo abordará MPs pelágicos em amostras de zooplâncton na foz do Rio Amazonas com objetivo de investigar a distribuição espacial em função de amostras de rede de 64 μm e 300 μm; o terceiro capítulo será sobre a distribuição vertical de MPs na coluna d’água ao longo de um gradiente rio-oceano com o objetivo de caracterizar e entender o espalhamento das partículas em eixo horizontal e vertical na pluma estuarina do Rio Amazonas; e por último, a criação de um catálogo para divulgação científica dos principais resultados e conclusões acerca da poluição por MPs no Rio Amazonas. Os MPs serão caracterizados quanto a densidade (partículas kg-1 e partículas m-3),  tipologia (p.ex. fragmentos e fibra sintéticas), cor, tamanho (maior comprimento e área superficial) e composição química dos polímeros. Os procedimentos metodológicos de coleta e análise seguem rigorosamente protocolos internacionais reconhecidos pela comunidade científica. Três artigos científicos serão produzidos e submetidos em revistas internacionais de alto fator de impacto. Espera- se que os resultados e conclusões deste projeto tragam importantes contribuições à comunidade científica sobre o nível de contaminação por MPs pelágicos e bentônicos na Amazônia e no oceano Atlântico Tropical. Igualmente, espera-se reflexões relevantes sobre o consumo e desperdício de plástico e seus impactos na nossa sociedade.

Externo ao Programa - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Externo à Instituição - ROBSON GUIMARÃES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ROSALINDA CARMELA MONTONE
Interno - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA