Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIO DAVI MORAES BRABO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIO DAVI MORAES BRABO
DATA: 24/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório NEAP
TÍTULO:

Contaminação por Microplásticos nas Águas e nos Sedimentos do Rio Amazonas e Tributários: Composição, Densidade e Distribuição Espacial.


PALAVRAS-CHAVES:

Microplástico, água superficial, sedimento, rio amazonas, contaminação


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Os materiais plásticos são os resíduos mais abundantes encontrados no ambiente, originando-se de duas fontes principais: as terrestres (atividades domésticas e industriais) e as oceânicas (Pesca). São materiais sintéticos de difícil biodegradação, longa vida útil e resistentes à corrosão, possuindo como principal característica a fragmentação em pedaços menores. Dessa forma, os plásticos podem acarretar uma serie de efeitos negativos no ambiente, como ingestão e emaranhamento em animais, aumento de inundações, acúmulo em praias, margens de rios, corpos d’água e afetar potencialmente o turismo e a saúde humana. Os Microplásticos (MPS) são resíduos plásticos menores que 5 milímetros, cuja classificação se dá em microplásticos primários que são resíduos produzidos na indústria em tamanho de MP e microplásticos secundários que são formados pela quebra mecânica ou abrasão de resíduos plásticos maiores. No ambiente, os MPs podem entrar na cadeia alimentar, adsorver poluentes orgânicos persistentes (POPs) e metais pesados em sua superfície, acarretando efeitos mais sérios ao ambiente e, possivelmente, à saúde humana. Os rios são os principais transportadores da poluição plástica do continente para os oceanos, recebendo os plásticos por descarte direto e indireto, integrando-os a sua dinâmica hidrológica. A bacia hidrográfica do rio Amazonas é a maior rio do mundo em volume de água e extensão, sendo uma importante conexão entre a hidrologia do continente e o oceano atlântico, carregando consigo uma grande quantidade sedimentos, nutrientes e poluentes. Entretanto, a bacia amazônica carece de estudos sobre a dinâmica de resíduos plásticos, bem como informações sobre os principais tipos, características e distribuição espacial de Microplásticos, tornando o seu estudo de extrema relevância para a região. Diante disso, o objetivo desse estudo é avaliar a potencial contaminação por microplásticos nas águas superficiais e nos sedimentos ao longo dos rios Negro, Solimões e Amazonas dentro do território brasileiro. As coletas de água superficial e sedimento foram realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020, tomando como referência 22 cidade distribuídas ao longo dos rios, onde, em cada uma, foram coletadas 3 amostras de água de 1 litro e aproximadamente 1 litro de sedimento. Foram, também, tomadas amostras de 1 litro de água em 20 pontos intermediários entre as cidades ao longo dos rios. Totalizando 86 amostras de água superficial e 22 amostras de sedimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Presidente - 2785417 - TOMMASO GIARRIZZO
Notícia cadastrada em: 16/03/2020 16:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2