Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOELA DE ALMEIDA CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOELA DE ALMEIDA CARNEIRO
DATA: 21/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: LM 03 - ICB
TÍTULO:

Influência dos fatores de produção, ambientais e sazonais na receita líquida do pescador artesanal da Microrregião do Salgado Paraense.


PALAVRAS-CHAVES:

Pesca Artesanal; Análise Socioeconômica; Gestão Pesqueira; Redes Bayesianas


PÁGINAS: 10
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A pesca artesanal realizada na costa paraense apresenta elevada importância na geração de renda local e no provimento de alimento para amplo mercado consumidor. Apesar de sua dimensão, poucas ações de gestão da atividade têm como foco a melhoria da renda do pescador artesanal, sendo que as ações de desenvolvimento implementadas têm histórico de pouca efetividade. Múltiplos fatores podem influenciar no resultado de uma pescaria, os quais são decorrentes das incertezas ambientais e de decisões do próprio pescador, o que determinará a lucratividade a cada expedição de pesca. Com o intuito de subsidiar planos de gestão, conservação e de melhoria da condição de vida do pescador, a estimativa da sua remuneração se torna o principal componente de uma análise socioeconômica da atividade pesqueira. Nesse cenário o presente estudo tem o objetivo de avaliar os fatores de produção e ambientais que influenciam na receita líquida do pescador artesanal de pequena escala na Microrregião do Salgado Paraense. Para essa abordagem será utilizada a metodologia de Redes Bayesianas, que possibilitará o ranqueamento dos fatores que influenciam a probabilidade do resultado da receita líquida do pescador. Os dados a serem utilizados são provenientes do projeto Sistema de Monitoramento do Desembarque pesqueiro do estado do Pará coletados através de questionários aplicados entre 2008 e 2010. Espera-se, com essas análises, contribuir de forma objetiva na identificação dos fatores nos quais as ações de gestão são mais eficazes, quando se tem como objetivo atingir a condição socioeconômica do pescador.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 3016517 - MIGUEL PETRELLI JUNIOR
Presidente - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 03/02/2020 15:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1