Banca de QUALIFICAÇÃO: IRINA SOFIA CARDOSO DE CARVALHO

DISCENTE: IRINA SOFIA CARDOSO DE CARVALHO
DATA: 18/02/2020
LOCAL: LAPMAR - IG UFPA

Título do trabalho: Influência da sazonalidade, da variação de parâmetros físico-químicos e da presença de metais com potencial tóxico sobre defesas antioxidantes e danos oxidativos em Crassostrea sp (Bivalvia, Ostreidae)

bivalve, estresse oxidativo, metais, nutrientes

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Na costa amazônica, os efeitos da sazonalidade afetam a biodisponibilidade e toxicidade de contaminantes oriundos de atividades antrópicas afetando, assim, ecossistemas vulneráveis como os estuários. A busca por metodologias que integrem o maior número de informações sobre a qualidade ambiental é de grande valia no biomonitoramento, com o intuito de reconhecer efetivamente o status de contaminação e impactos negativos relacionados à biota aquática. Os bivalves apresentam inúmeras qualidades essenciais à um organismo biomonitor. Dentre elas a capacidade de reterem metais e serem tolerantes ao estresse ambiental. Além disso, são um importante grupo para a economia local, visto que são foco de cultivo e comercialização. Diante disso, o presente estudo tem como objetivos: (Capítulo 1) avaliar o sistema de defesa antioxidante e a geração de danos oxidativo em ostras do gênero Crassostrea sp, frente a mudanças sazonais da salinidade; e (Capítulo 2) analisar de forma integrada a qualidade ambiental da área a ser estudada por meio de avaliação de parâmetros de estresse oxidativo em Crassostrea sp, análise de metais (Al, As, Cd, Cu, Fe e Pb) em água, sedimento e Crassostrea sp e de nutrientes na água. Os exemplares de ostras, estão sendo coletados manualmente em duas Resex (SISBIO no: 71444-1): Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá, situada no município de Curuçá e na Reserva Extrativista Marinha de Maracanã, no município de Maracanã, ambas localizadas no nordeste do Pará. As amostragens estão sendo realizadas ao longo de um ano (início em janeiro de 2019) em todos períodos sazonais. Para o capítulo 1 os períodos de estudo são: transição seco-chuvoso (janeiro/19), chuvoso (abril/19), transição chuvoso-seco (julho/19), estiagem (outubro/19) e transição seco-chuvoso (janeiro/20).  Para o capitulo 2, as coletas estão ocorrendo na estiagem (agosto/19), transição (novembro/19), chuvoso (fevereiro/20), transição (maio/20) e estiagem (agosto/20). Os animais coletados estão sendo transportados em caixa térmica com gelo para o Laboratório de Aquicultura do IFPA, onde são tomadas as medidas biométricas (peso total, comprimento, largura e altura da carapaça) e retiradas as brânquias, gônadas, músculo e glândula digestiva. A seguir, as amostras são transportadas para o Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Federal do Pará para as análises bioquímicas. Os biomarcadores bioquímicos a serem analisados são a capacidade antioxidante total, a atividade das enzimas glutationa S-transferase e glutamato-cisteína ligase, a concentração de glutationa reduzida e a lipoperoxidação. Amostras de água estão sendo coletadas para mensuração de temperatura, pH, oxigênio dissolvido (OD), salinidade e nutrientes no laboratório de Aquacultura de Espécies Tropicais no Instituto Federal do Pará (IFPA- Campus-Castanhal). Para a análises de metais, as amostras de água (fração total e dissolvida), sedimento (fração total) e tecido (fração total) estão sendo encaminhadas para a determinação de suas concentrações no Laboratório de Análises Químicas da Universidade Federal de Santa Maria-RS.  Espera-se que os resultados alcançados possam fornecer uma melhor compreensão dos efeitos da contaminação e de variações naturais das áreas em estudo sobre as ostras, contribuindo com o conhecimento para o cultivo de Crassostrea sp e colaborando com estratégias de monitoramento de áreas protegidas.

Presidente - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Interno - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Interno - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA