Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO ALEXANDRE TRAVASSOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO ALEXANDRE TRAVASSOS
DATA: 26/08/2019
LOCAL: Auditório NEAP UFPA

BIOLOGIA PESQUEIRA E DINÂMICA POPULACIONAL DE QUATRO ESPÉCIES DE PEIXES EM UM RESERVATÓRIO DA AMAZÔNIA

Biologia Pesqueira, Dinâmica Populacional, Ictiofauna, UHE Tucuruí.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A Gestão Pesqueira necessita das informações básicas que são fornecidas pelas avaliações dos estoques pesqueiros, que levam em conta os processos de Dinâmica Populacional e Biologia Pesqueira. A contínua interferência das atividades humanas nos sistemas aquáticos continentais resulta em impactos diretos e indiretos, com consequências para a qualidade da água, a biota aquática e o funcionamento de lagos, rios e represas. A construção de reservatórios hidrelétricos é uma dessas atividades e produz alterações qualitativas e quantitativas que passam por inúmeras variações na produtividade e mudanças estruturais e funcionais do sistema. Neste contexto, a Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí relativamente adquiriu importância por ter sido o primeiro grande barramento realizado na Amazônia, na década de 80, apresentando resultados técnicos/econômicos (produção de energia elétrica) suficientemente importantes para justificar uma análise cuidadosa das relações entre os benefícios produzidos e os elevados custos ambientais associados ao empreendimento. Como Objetivo Geral, deste estudo, é avaliar o impacto da UHE Tucuruí sobre a Biologia Pesqueira e a Dinâmica Populacional do Botinho (Hassar wilderi, Doradidae - Kindle, 1895), o Mandubé (Ageneiosus ucayalensis, Auchenipteridae - Castelnau, 1855), a Sardinha Papuda (Triportheus trifurcatus, Characidae - Castelnau, 1855) e a Uéua Cachorrinho (Acestrorhynchus falcirostris - Cuvier, 1819). Como Objetivos Específicos, do trabalho, era determinar a composição e a frequência das capturas (medidas de tendência central e dispersão), do comprimento (total e padrão), peso e sexo; determinar relação peso-comprimento, fator de condição e proporção sexual; estimar parâmetros de crescimento (K e L∞), idade inicial e de primeira maturação, mortalidades (total, pesca e natural), longevidade, índice de desempenho do crescimento e taxa de explotação (E); determinar as curvas de seletividade das redes utilizados no experimento; determinar as curvas de crescimento; estimar modelos de rendimento por recruta; propor estratégias para o manejo das espécies. A escolha das espécies foi devido a terem taxonomias distintas e serem representativas nas amostragens das pescarias experimentas da equipe do Programa de Pesca e Ictiofauna da ELETRONORTE, além de não haver muitas informações biológicas das espécies. Assim, os dados do estudo provêm destas pescarias subsidiadas pela ELETRONORTE, abrangendo a região de influência da usina, sendo esta seccionada em Montante, Reservatório e Jusante e relacionando o período entre os anos de 2000 a 2010. Como Hipótese, deste trabalho, pretendesse expor em quais regiões o barramento causado pela UHE Tucuruí influenciou os aspectos da Dinâmica Populacional e da Biologia Pesqueira das espécies estudadas. Portanto, o sucesso do manejo depende do conhecimento integrado da biologia das espécies exploradas e das características do ambiente onde vivem, pois, a falta destas informações, prejudica o auxílio no processo de implementação de um manejo eficiente da atividade pesqueira.

Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Presidente - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA
Externo à Instituição - TIAGO OCTAVIO BEGOT RUFFEIL