Notícias

Banca de DEFESA: FABRICIO DOS ANJOS SANTA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO DOS ANJOS SANTA ROSA
DATA: 26/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CEABIO - PCT UFPA
TÍTULO:
INTERAÇÕES ENTRE Nannostomus beckfordi (LEBIASINIDAE: CHARACIFORMES) E SEU PARASITO Artystone minima(CYMOTHOIDAE: ISOPODA)

PALAVRAS-CHAVES:

Piolho de peixe, índices de parasitismo, ecologia parasitaria.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:
Um dos grandes grupos de crustáceos existentes é a família Cymothoidae, representada por organismos capazes de parasitar peixes tanto em ambiente marinho quanto em água doce. Esses isópodes fixam-se externamente ao hospedeiro em diversos locais, além das cavidades bucal, branquial e abdominal. A influência desses parasitos nos seus hospedeiros está geralmente ligada aos primeiros anos de vida em peixes marinhos, e em ambientes dulcícolas existem poucos dados sobre o ciclo de vida e as interações ecológicas para que qualquer afirmação seja realizada. A espécie Artystone minima é descrita como parasito que infecta o peixe-lápis Nannostomus beckfordi. Este isópode é um dos poucos conhecidos a ocupar a cavidade abdominal do corpo do hospedeiro, sendo que pode chegar a representar mais de 25% do volume corpóreo deste. O Rio Jeju, pertencente a amazônia brasileira, no nordeste do Pará, foi a localidade selecionada para um estudo focado na interação parasita-hospedeiro em conjunto com variáveis abióticas. Os resultados apontam a presença do parasito em dois outros hospedeiros, Hypessobrycon rosaceus e Moenkhausia collettii no mês de maio, que foi o período menos chuvoso da amostragem. A prevalência dos parasitos aumenta progressivamente até os maiores comprimentos padrão do hospedeiro, indicando que o parasito infecta o hospedeiro até o fim da sua vida, diferente de outras espécies da mesma família.

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo à Instituição - BRENO EDUARDO DA SILVA BARROS
Externo ao Programa - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Presidente - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo à Instituição - SARITA NUNES LOUREIRO
Notícia cadastrada em: 22/01/2019 18:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2