Banca de DEFESA: CARLA CAROLINA MIRANDA DOS SANTOS

DISCENTE: CARLA CAROLINA MIRANDA DOS SANTOS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB UFPA

MODULAÇÃO NATURAL DE BIOMARCADORES DE ESTRESSE OXIDATIVO EM DUAS ESPÉCIES DE INVERTEBRADOS COM POTENCIAL PARA BIOMONITORAMENTO

salinidade, Ucides cordatusCrassotrea, biomarcadores

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Os estuários são ambientes costeiros de grande relevância ecológica e biológica, dentre suas principais cacterísticas destaca-se a formação de gradientes de seus parâmetros físico-químicos, principalmente de salinide. O estuário da Baía do Japerica no estado do Pará possui excelentes condições e manteve-se em condições prístinas por muitos anos. No entanto, atualmente está ocorrendo o funcionamento de uma fábrica de cimento em um dos principais municípios banhados por essa Baía. Nesse contexto, biomonitoramento é uma excelente abordagem de análise da qualidade ambiental sendo uma das principais ferramentas desses estudos os biomarcadores. Logo, o presente estudo tem como objetivo caracterizar a modulação de biomarcadores recorrente da variação físico-química natural e sazonal do estuário em invertebrados aquáticos provenientes da Baía de Japerica em condições prévias à implementação da fábrica. As espécies escolhidas como potenciais biomonitores são o caranguejo uçá Ucides cordatus e a ostra-do-mangue Crassostrea sp., altamente comercializados em todo estado do Pará. As coletas foram realizadas trimestralmente no período de um ano sendo: Período de transição chuvoso-seco (Junho/2013), estiagem (Setembro/2013), transição seco-chuvoso (Novembro2013) e chuvoso (Fevereiro/2014). Foram amostrados três pontos para o caranguejo: a)Tapuã (Estuário superior e próximo ao município de Primavera); b)Telha (Estuário médio) ; c) Japerica (Estuário inferior) e dois pontos para ostra: a)Rio dos Peixes (Estuário superior e próximo ao município de Primavera); b)Borges (Estuário inferior). Como biomarcadores de exposição foram avaliadas as atividades das enzimas GST e GCL bem como a capacidade antioxidante total (ACAP) e a concentração de GSH e como biomarcador de efeito analisou-se a peroxidação lipídica. Para brânquias do caranguejo observou-se diminuição de todos os biomarcadores no período do pico de salinidade (transição seco-chuvoso) para os animais de todos os pontos e aumento durante o período de transição chuvoso-seco para os organismos do estuário inferior e médio. Os maiores níveis de LPO foram observados durante o período chuvoso para os organismos do estuário superior e inferior. Nas brânquias de ostra observou-se diminuição da atividade da GST e do ACAP durante o período chuvoso para organismos de ambos os locais e indução durante o pico de salinidade (transição seco-chuvoso) para os organismos do estuário superior. Os menores níveis de LPO ocorreram durante o período de estiagem nas brânquias de animais de ambos os pontos, no músculo houve aumento do LPO durante o período chuvoso em relação ao transição chuvoso-seco para animais do Borges.  Não houve diferença nem entre pontos nem entre locais para a atividade da GST em músculo sugerindo baixa sensibilidade do tecido. Logo, para os caranguejos o período mais propício a efeitos tóxicos de possíveis poluentes advindos da ação antrópica seria durante o transição seco-chuvoso. Enquanto para ostras o período de maior desafio fisiológico com baixas nas defesas é o período chuvoso abrindo precedentes para efeitos de xenobióticos. Nossos resultados indicam que os organismos com maior viabilidade para uso em biomonitoramentos são os caranguejos devido à plasticidade e eurihalinidade apresentada.

Interno - 2616204 - JAMES TONY LEE
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Presidente - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Externo à Instituição - LYGIA SEGA NOGUEIRA