Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO DOS ANJOS SANTA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO DOS ANJOS SANTA ROSA
DATA: 28/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: MAT 04 - ICB/UFPA
TÍTULO:

Ecologia do parasita Artystone minima (Cymothoidae: Isopoda) em conjunto com o seu hospedeiro Nannostomus beckfordi (Lebiasinidae: Characiformes)


PALAVRAS-CHAVES:

piolho de peixe, índices de parasitismo, ecologia parasitaria, ciclo de vida


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Um dos grandes grupos de Crustáceos existentes é a família Cymothoidae, que é caracterizada por incorporar organismos capazes de parasitar peixes em ambientes marinhos e em água doce. Eles se fixam ao hospedeiro em diversos lugares externos do corpo, além das cavidades bucal, branquial e abdominal. A influência desses parasitas nos seus hospedeiros está geralmente ligada aos primeiros anos de vida em peixes marinhos, e em ambientes dulcícolas existem poucos dados sobre o ciclo de vida e as interações ecológicas desses parasitas com os seus hospedeiros para que qualquer afirmação seja realizada. A espécie Artystone minima é descrita como parasita que infecta o peixe-lápis Nannostomus beckfordi. Este parasita é um dos poucos conhecidos a ocupar a cavidade abdominal do corpo do hospedeiro, sendo que pode chegar a representar mais de 25% do volume corpóreo deste. Em coletas anteriores do grupo de pesquisa, foi identificada a presença deste parasita em uma localidade no Rio Maracanã com ocorrência quase constante durante coletas trimestrais em um período de oito anos. Assim, esta localidade foi selecionada para um estudo focado na interação parasita-hospedeiro, com o intuito de entender variação sazonal nas abundâncias tanto do parasita quanto do seu hospedeiro, além de possíveis relações entre a prevalência do parasita e os microhabitats e/ou variáveis hidrológicas e hidrofisicoquímicos na amostragem. Completamos a primeira amostragem focada nestes organismos em agosto de 2017, com resultados preliminares indicando bastante variação de abundância e prevalência do parasita e seu hospedeiro entre os microhabitats amostrados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 05/02/2018 10:31
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2