Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAYNA GALVÃO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAYNA GALVÃO DE ARAÚJO
DATA: 28/02/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Aula Teórica (SAT) 10 - ICB UFPA
TÍTULO:

A ECONOMIA DA PESCA INDUSTRIAL DO CAMARÃO ROSA FARFANTEPENAEUS SUBTILIS (Pérez-Farfante, 1936) NA PLATAFORMA NORTE DO BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Cadeia produtiva. Mercado. Viabilidade econômica.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

O camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis) corresponde a um importante recurso pesqueiro utilizado pela frota industrial da Costa Norte do Brasil. Este perfil de pescaria possui mais de 40 anos de plena atividade e envolve vários atores sociais em diversos níveis da cadeia produtiva que dependem dos resultados econômicos da pesca como fonte de renda. As capturas têm oscilado nos últimos anos, o que acarreta insegurança para os trabalhadores do setor, pois isso interfere diretamente nos rendimentos econômicos da indústria de pesca. A tese tem como objetivo compreender a dinâmica econômica da pesca industrial do camarão-rosa realizando um estudo da cadeia produtiva, comportamento e competitividade das exportações e estimativa da viabilidade econômica das pescarias. Para realizar a pesquisa serão utilizados dados provenientes de diversos canais já disponíveis em plataformas on-line ou já coletados anteriormente, bem como por meio de coleta direta de informações, junto às empresas e agentes de comercialização do seguimento, através da aplicação de questionários semiestruturados. Pretende-se através do levantamento dessas informações, compreender a situação atual da atividade e realizar projeções sobre a viabilidade econômica dessas pescarias nos próximos anos frente a cenários de adversidade econômica e indicadores de baixa produtividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS EDWAR DE CARVALHO FREITAS
Externo à Instituição - FABRÍCIO KHOURY REBELLO
Externo à Instituição - MIGUEL PETRERE JUNIOR
Presidente - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Notícia cadastrada em: 26/01/2018 15:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1