Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA CAROLINE DIAS PANTOJA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA CAROLINE DIAS PANTOJA
DATA: 21/02/2018
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB UFPA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS NA OCORRÊNCIA DE APOPTOSE E PROLIFERAÇÃO CELULAR DURANTE A MATURAÇÃO GONADAL DE OSTRA DO MANGUE (Crassostrea gasar)


PALAVRAS-CHAVES:

Bivalve, Salinidade, Reprodução


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:
Ostras da espécie Crassostrea gasar pertence ao gênero que possui grande importância socioeconômica e ecológica. Nesse sentido, diversos estudos têm mostrado que a espécie possui desempenho satisfatório ao ser comparada com as outras espécies do mesmo gênero, além de ser mais tolerante as variações da salinidade e da temperatura, que são fatores que podem interferir diretamente na fisiologia do animal, especialmente na dinâmica celular durante a espermatogênese. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar se há relação entre a variação nos fatores abióticos no processos de degeneração e proliferação nas células da linhagem espermática de C. gasar cultivada em dois estuários em ambientes tropicais. Para isso, foram obtidos um total de 227 ostras, 119 exemplares no município de Augusto Corrêa (Pa) e 108 exemplares no município de Curuçá (Pa), entre junho de 2009 a maio de 2010. Com a técnica de histologia de rotina foi realizada a caracterização gonadal e determinação de estádios de maturação. Réplicas das lâminas previamente identificadas foram utilizadas para identificar a imulocalização da proteína apoptótica (Capase-3) e do antígeno de proliferação celular (PCNA) por meio da técnica de  imunohistoquímica. Posteriormente, foram obtidos os índices apoptótico (IAT) e proliferativo (IPT) por estádio de maturação em cada área de estudo, por meio de contagem das células com marcação positiva para imunohistoquímica. Observamos os dois ambientes apresentavam diferenças significativas em seus fatores abiótico, especialmente a salinidade e a precipitação, que variaram durante todos os períodos sazonais. Também observamos que, em salinidades elevadas os processos celulares se comportam de maneira equilibrada, diferentemente do observado na área onde a salinidade era mais baixa, influenciando na morfologia gonadal, onde se notou diferenças nos diâmetros dos túbulos e das células entre as duas localidades. Concluímos que os eventos de dinâmica celular durante a maturação gonadal de C. gasar são regidos por fatores interno (hormonais ) por fatores externos como a variação sazonal da precipitação e da salinidade, e que esses fatores podem influenciar diretamente nos eventos proliferativo e apoptótico gonadal. Esses resultados, servem de base para aplicações tanto na melhoria do cultivo e produção da espécie, além de fornecer subsídios sobre a fisiologia da espécie, comprovando que a apoptose e proliferação celular podem ser utilizadas com ferramentas biológicas que mostram a adaptação do animal frente a mudanças no ambiente.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Interno - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo ao Programa - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Externo ao Programa - 1172261 - DIVA ANELIE DE ARAUJO GUIMARAES
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo ao Programa - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS
Notícia cadastrada em: 25/01/2018 15:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2