Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEULI ROSE NASCIMENTO CAMPELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEULI ROSE NASCIMENTO CAMPELO
DATA: 28/11/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Pavilhão de Anatomia - MAT - 03
TÍTULO:

Diversidade morfológica e distribuição espaço-temporal da família Selachinematidae (Chromadorida, Nematoda) na Foz do Rio Doce (Espirito Santo, Brasil) incluindo a revisão taxonômica da família.


PALAVRAS-CHAVES:

Densidade, Taxonomia, Espécies, Plataforma Continental 


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

O Filo Nematoda é o grupo mais abundante dentro da meiofauna, podendo ser encontrado em diversos ambientes marinhos, desde a região litorânea até grandes profundidades abissais, contudo poucas pesquisas foram realizadas em ambiente de plataforma continental. Esse projeto é dividido em dois capítulos. O capítulo 1 deste trabalho trata de identificar a família Selachinematidae ao nível específico, bem como descrever as novas espécies e sua distribuição na da Foz Do Rio Doce. As coletas foram realizadas na plataforma Continental da Foz Do Rio Doce, no Espirito Santo, em duas campanhas oceanográficas, sendo a primeira em dezembro de 2010, durante o verão (período chuvoso) e a segunda em julho de 2011(período seco). Em ambas as campanhas foram formadas 20 estações de coleta na plataforma continental, distribuídos em um grid regular a partir da Foz do Rio Doce e nomeados de Foz 1 à Foz 20. As amostras foram coletadas com um Mega van Veen 231L (92x80x40cm), com exceção das estações Foz 3 e Foz 5, onde um box-corer de 50x50 cm foi usado por ser um local de sedimento lamoso. No laboratório as amostras de sedimento de nematofauna foram lavadas, os organismos extraídos e quantificados. Cerca de 150 nematódeos foram retirados de cada réplica e passaram por processo de diafanização e montagem de lâminas permanentes. A identificação dos organismos ocorreu primeiramente em nível de gênero, com auxílio de um microscópio óptico e utilizando chave pictórica. Posteriormente as lâminas contendo indivíduos da família Selachinematidae foram separados para prosseguir a identificação em nível de espécies. Para a identificação em nível de espécie dos indivíduos será utilizado um microscópio óptico munido de câmara clara para realizar os desenhos das dimensões dos animais e medidas corpóreas. A família Selachinematidae representou 3,4% da abundância total da nematofauna representada por nove gêneros (Cheironchus, Choniolaimus, Demonema, Gammanema, Halichoanolaimus, Latronema, Richtersia, Synonchiella e Synonchium), sendo Halichoanolaimus o gênero que apresentou a maior abundancia na estação do verão, com 38,2 %, enquanto no inverno Cheironchus foi o mais abundante com 30,5%. A estrutura populacional na Foz do Rio Doce apresentou maior predominância de juvenis, seguido de machos e fêmeas (44,6%, 30,4% e 25%, respectivamente). A densidade a família Selachinematidae apresentou uma variação de 0 a 46,1 ind./10 cm2 no verão e de 0 a 50,3 ind./10 cm2 no inverno, sem um padrão claro de distribuição. O capítulo 2 deste trabalho visa uma revisão da família Selachinematidae, apresentando tabelas comparativas e chaves de identificação para as espécies dentro dos gêneros.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2517939 - ADRIANO PENHA FURTADO
Externo ao Programa - 2871574 - FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS MELO
Interno - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Presidente - 1755204 - VIRAG VENEKEY
Notícia cadastrada em: 05/10/2017 16:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2