Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULLIANY LEMOS FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULLIANY LEMOS FREIRE
DATA: 12/09/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Laboratório de Biologia Pesqueira - ICB UFPA
TÍTULO:
Dinâmica da frota pesqueira, crescimento e ecologia alimentar de Lutjanus purpureus (Poey, 1897) da costa Norte do Brasil. 

PALAVRAS-CHAVES:
Costa Norte do Brasil, Sistema Pargo, Otólito, Ecologia Trófica

PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:
Lutjanus purpureus é uma das principais espécies capturadas na costa Norte do Brasil. É caracterizada como espécie nerítica demersal, que habita preferencialmente fundos rochosos e/ou coralíneos, mas também ocorre em áreas próximas ao talude da plataforma continental, especialmente na foz do rio Amazonas onde são observados indivíduos jovens indicando que se trata de uma área de criação da espécie. Esta proposta tem como objetivo estudar a dinâmica da frota pesqueira, os parâmetros populacionais (L∞, K, M, Z, F e E) e a ecologia alimentar de L. purpureus provenientes das pescarias comerciais que atuam na costa Norte do Brasil. A dinâmica da produção pesqueira da frota comercial de L. purpureus será analisada por meio de cadastramentos das embarcações, área de pesca, volume desembarcado (kg) e Captura por Unidade de Esforço (CPUE) relacionados aos fatores abióticos (pluviosidade, vazão do rio Amazonas, salinidade e temperatura superficial do mar). Os parâmetros populacionais de crescimento serão obtidos por meio de identificação dos anéis etários de otólitos sagitta e posteriormente calculadas as taxas de mortalidade e explotação atual. A ecologia trófica será avaliada por meio da análise dos conteúdos estomacais e dos isótopos estáveis (δ 13C e δ 15N) no intuito de identificar as presas mais importantes na dieta alimentar de L. purpureus. Devido esta espécie apresentar sinais de sobrepesca e apresentar grandei mportância econômica e social na costa Norte do Brasil, este estudo irá fornecer importantes informações, no intuito de subsidiar medidas de ordenamento pesqueiro para a espécie. 

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 1643157 - CARLOS EDUARDO RANGEL DE ANDRADE
Interno - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA
Externo à Instituição - ROBERTO VILHENA DO ESPIRITO SANTO
Interno - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Interno - 1785417 - TOMMASO GIARRIZZO
Presidente - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Notícia cadastrada em: 12/09/2017 07:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2