Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE REGINA GOMES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE REGINA GOMES RIBEIRO
DATA: 03/07/2017
HORA: 10:00
LOCAL: MAT 06 - Pavilhão de Anatomia - ICB UFPA
TÍTULO:

Avaliação do potencial de espécies amazônicas como organismos biomonitores da contaminação por biocidas organoestânicos


PALAVRAS-CHAVES:

Butilestanho, neogastrópode, imposex, disruptor endócrino, aninga, bloqueador de elétrons, biomarcadores, portos de água doce.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Diferentes micropoluentes orgânicos como o tributilestanho (TBT) são utilizados como biocidas em sistemas anti-incrustantes em embarcações, contaminando o ambiente aquático. O presente projeto tem como objetivo avaliar o potencial de espécies nativas da região amazônica como organismos biomonitores deste tipo de contaminação. Para tanto, serão realizadas 2 abordagens distintas: (1) abordagem in situ utilizando o neogastrópode Thaisella coronata e a aninga Montrichardia linifera (Arruda) Schott (Araceae) como organismos biomonitores e (2) exposição experimental de ambos os organismos citados anteriormente à diferentes concentrações de TBT.  Espécimes de T. coronata foram coletadas em seis áreas, sendo três regiões de praia (Praia de Marudá – P10, Praia de Algodoal – P13, e Praia de Salinas – P15) e três regiões de porto (Porto de Marudá – P11, Porto de Algodoal – P12, e Porto de Salinas – P14).  Espécimes de aninga M. linifera serão coletadas em dois períodos sazonais (chuvoso e estiagem) em 8 áreas, sendo 4 áreas de porto não contaminados por TBT (Abaetetuba – P1, Ilha do Combú – P3, Salvaterra – P7 e Soure – P8) e quatro regiões portuárias contaminadas por TBT e seus produtos de degradação (Ver-o-Peso – P4, Cotijuba – P6, Vigia – P9, Bragança – P1). Experimentalmente T. coronata e M. linífera serão expostas em meio aquoso às concentrações de 10 ng/L, 100 ng/L e 1000 ng/L, consideradas concentrações ambientalmente relevantes em termos mundiais. Serão determinadas as concentrações de TBT nos organismos, sedimentos (no caso dos estudos in situ) e água (no caso dos experimentos) e as respostas dos seguintes biomarcadores:  IMPOSEX (em T. coronatta), ACAP, GST e LPO (os três últimos em ambas as espécies). Estima-se encontrar diferentes concentrações de micropoluentes nos sedimentos e nos gastrópodes T. coronata assim como nos distintos órgãos da M. linifera nos diferentes períodos sazonais e pontos de amostragem. Os dados de biomarcadores tanto dos organismos expostos in situ como dos expostos experimentalmente tem o potencial de auxiliar no entendimento das respostas dos distintos organismos frente à contaminação. As diferenças entre as respostas observadas frente a exposição a altas e baixas concentrações de anti-incrustantes podem fornecer subsídios para a escolha dos biomarcadores mais responsivos nestas espécies para este tipo de contaminação. Desta forma, os principais produtos deste projeto serão a possibilidade de utilizar organismos residentes da região amazônica como biomonitores na contaminação por anti-incrustantes, além de verificar o potencial de M. linifera para o monitoramento de portos localizados em regiões de água doce, o que é extremamente relevante para a realidade amazônica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2616204 - JAMES TONY LEE
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Presidente - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Externo à Instituição - LYGIA SEGA NOGUEIRA
Interno - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo ao Programa - 2336514 - THAÍSA SALA MICHELAN
Notícia cadastrada em: 08/06/2017 12:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1