Banca de DEFESA: MARCELO COSTA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO COSTA ANDRADE
DATA: 24/02/2017
LOCAL: Sala de Aula Teórica 10 (SAT/ICB)

Diversidade do clado Myleus e ecologia trófica dos Serrasalmidae de corredeiras em um rio de águas claras Neotropical (Ostariophysi: Characiformes)

Taxonomia, sistemática molecular, diversidade trófica, segregação de nicho, isótopos estáveis, conservação

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Apesar do seu enorme potencial físico e biológico, a bacia amazônica está sendo seriamente ameaçada pela atividade humana, como a exploração madeireira, atividades agrícolas, pecuária, pesca predatória, mineração e construção de usinas hidrelétricas. Quando comparada com outros biomas, a Amazônia ainda pode ser considerada como relativamente “conservada”. Entretanto, devido o atual modelo brasileiro de exploração dos recursos naturais, que culminam com a perda de ecossistemas, o cenário de profunda crise biológica não está distante de se tornar realidade. Tendo em vista uma proposição de ideias sobre a conservação da biodiversidade reofílica e dos ambientes encachoeirados, a presente Tese de Doutorado visa contribuir com a elaboração de ações públicas para a conservação dos peixes de corredeira e cachoeiras, ambientes sensíveis a ações antrópicas. Os peixes serrasalmídeos de corredeira foram escolhidos por serem de extrema importância social e econômica para a cultura das comunidades tradicionais locais e, devido ao hábito de vida restrito às corredeiras, são representados por espécies particularmente vulneráveis à perda de hábitat como o ocasionado pela construção de usinas hidrelétricas. A Tese de uma compilação de três capítulos elaborados no formato de artigos científicos elaborados durante a vigência do doutorado em questão. Nesse sentido, a Tese segue a seguinte estrutura: (I) introdução geral, onde a comissão irá encontrar uma breve apresentação sobre os peixes Serrasalmidae, incluindo o histórico taxonômico dos Serrasalmidae do clado Myleus, e também um apanhado sobre a diversidade trófica desses peixes; (II) objetivos da Tese; (III) capítulo 1, onde foram descritas duas espécies de Serrasalmidae de corredeira para as bacias do Xingu e Tocantins-Araguaia, que por décadas foram alvo de numerosos estudos, mas sob identidade taxonômica duvidosa; as descrições seguem são acompanhadas ainda de observações sobre taxonomia, distribuição, ecologia e conservação das espécies frente a alterações antrópicas; (IV) capítulo 2, seguindo a mesma ótica do capítulo anterior, foi descrito uma espécie de Serrasalmidae de corredeira do rio Itacaiúnas, Serra dos Carajás, uma das principais sub-bacias hidrográficas do Tocantins-Araguaia; o capítulo traz uma integração entre análises morfológicas e moleculares, e também notas sobre ecologia, distribuição e conservação; (V) capítulo 3, onde foi apresentado a partilha de nicho entre os serrasalmídeos das corredeiras do baixo rio Xingu, baseado em análises de morfologia, dieta e de isótopos estáveis; (VI) considerações finais; e (VII) chaves de identificação dos peixes serrasalmídeos do clado Myleus e correlatos para contribuir com a identificação da diversidade desses peixes.

Interno - 000.590.280-09 - GUSTAVO HALLWASS - UFRGS
Externo à Instituição - IGOR GUERREIRO HAMOY
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo à Instituição - RALF SCHWAMBORN