Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA MELO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA MELO RODRIGUES
DATA: 22/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala multiusuário Lab. Biologia Pesqueira
TÍTULO:

DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA DENSIDADE LARVAL DE ANOMURA MacLeay, 1838, AXIIDEA de Saint Laurent, 1979 E GEBIIDEA de Saint Laurent, 1979 (CRUSTACEA, DECAPODA) NA PLATAFORMA CONTINENTAL DO AMAZONAS: RETENÇÃO OU EXPORTAÇÃO LARVAL?


PALAVRAS-CHAVES:

Estuário, Talassinóideos, Zooplâncton.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Levando em consideração a importância ecológica e a extensa área de abrangência da pluma amazônica na plataforma costeira amazônica, bem como o importante papel dos Anomura e talassinóideos (Axiidea e Gebiidea) como indicadores de qualidade ambiental, estudos sobre as larvas destes crustáceos na região costeira paraense são de grande relevância para melhor compreender a dinâmica e o ciclo de vida destes crustáceos na região. O presente plano de tese tem como objetivo identificar a composição específica, estimar a densidade larval dos anomuros e talassinóideos, identificar os diferentes estágios larvais, verificar quais fatores ambientais influenciam na distribuição espacial e temporal dessas larvas na Plataforma Continental do Amazonas, além de identificar a distribuição espacial do talassinóideo Upogebia vasquezi e verificar qual a estratégia reprodutiva adotada por esta espécie. As amostras de larvas de anomuros e talassinóideos foram coletadas trimestralmente de julho/2013 a janeiro/2015, em seis (6) locais na área da Plataforma Continental do Amazonas, através de arrastos horizontais subsuperficiais e arrastos oblíquos, com duas redes de plâncton cônico-cilíndrica (malhas de 200 μm e 300 μm), em situações de alta e baixa vazão do rio. Simultaneamente às coletas, foram registrados dados abióticos com um perfilador CTD com sensores específicos. Em laboratório, as amostras estão sendo triadas com um estereomicroscópio óptico e as larvas serão contabilizadas e identificadas em microscópio ao menor nível taxonômico. Serão utilizadas análises estatísticas multivariadas para verificar a relação entre fatores bióticos e abióticos. Assim, pretende-se elaborar pelo menos dois artigos científicos a fim de melhor compreender a dinâmica e o ciclo de vida destes crustáceos na região amazônica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 2354455 - FERNANDO ARAUJO ABRUNHOSA
Interno - 1755204 - VIRAG VENEKEY
Externo ao Programa - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Externo ao Programa - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo à Instituição - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/01/2017 16:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1