Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIOLA SEABRA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIOLA SEABRA MACHADO
DATA: 23/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula Teórica 06 (SAT/ICB)
TÍTULO:

REVISÃO TAXONÔMICA DE TRÊS GÊNEROS DE PEIXES CRÍPTICOS NA PROVÍNCIA BRASILEIRA:  GOBIOSOMA (PISCES: TELEOSTEI: GOBIIDAE), PARACLINUS (PISCES: TELEOSTEI: LABRISOMIDAE) E ELEOTRIS (PISCES: TELEOSTEI: ELEOTRIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Taxonomia, ictiofauna, biodiversidade


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Os modelos que avaliam padrões biogeográficos, ecológicos e dados de ecossistema possuem uma lacuna em seus resultados devido à dificuldade em discernir a identidade taxonômica, como por exemplo em grupos de peixes crípticos. Neste sentido, o estudo taxonômico é indispensável para o conhecimento da biodiversidade e serve como base para pesquisas científica em diversas áreas de conhecimento. Em geral, as espécies de peixes crípticas possuem um corpo de pequeno tamanho (e.g., inferior a 20 cm), vivem em micro-habitat específico (cavidade e/ou fendas presente no substrato) e apresenta comportamento enigmático, o que pode torna-las de difícil captura e/ou observação. As características morfológicas e merísticas das espécies crípticas geram incertezas na identidade taxonômica e nos padrões evolutivos e biogeográficos (resultante da baixa capacidade de dispersão), o que eleva o potencial para descobertas de novas espécies. Isso tem sido corroborado pelas constantes revisões taxonômicas, por exemplo, dos gêneros pertencentes às famílias Gobiidae, Labrisomidae e Eleotridae. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de revisar a taxonomia de peixes crípticos pertencentes aos gêneros Gobiosoma, Paraclinus e Eleotris na província brasileira. A ictiofauna foi capturada com o método de anestésico a base de óleo de cravo, na província brasileira que abrange a região do atlântico sul, sendo delimitada entre a porção leste do delta amazônico (norte do Brasil) até o estado de Santa Catarina (sul do Brasil). Para a eutanásia dos espécimes seguiu-se um protocolo de conduta, onde os indivíduos foram anestesiados e posteriormente fixados. Após a captura, alguns espécimes foram selecionados para retirada de uma amostra (5 – 10 mg) de tecido muscular, posteriormente, fixada em álcool absoluto (100%). O restante dos indivíduos foi fixado em formol a 10% de concentração, e preservados em álcool 70%, posteriormente identificados ao menor nível taxonômico possível, com base na literatura. As análises merísticas e morfométricas seguem conforme a literatura, assim como a descrição do padrão de poros cefálicos. Para descrever a estrutura óssea das espécies, alguns exemplares serão submetidos ao método de ossos e cartilagem. A extração do material genético (DNA mitocondrial e nuclear) ocorrerá conforme protocolo e para as análises serão acrescentados dados disponíveis no GENBANK. Neste trabalho serão descritas novas espécies para três gêneros de peixes crípticos contribuindo para o conhecimento da fauna de peixes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBERTO AKAMA
Externo à Instituição - AURYCEIA JAQUELYNE GUIMARAES DA COSTA
Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Interno - 2315294 - RENATA COELHO RODRIGUES NORONHA
Presidente - 1785417 - TOMMASO GIARRIZZO
Notícia cadastrada em: 17/01/2017 17:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1