Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA CAROLINE DIAS PANTOJA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA CAROLINE DIAS PANTOJA
DATA: 05/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula Teórica 01 (SAT/ICB)
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NO MECANISMO APOPTÓTICO DURANTE O DESENVOLVIMENTO TESTICULAR DA OSTRA DO MANGUE Crassostrea gasar, MOLLUSCA, BIVALVE (ADANSON, 1757)


PALAVRAS-CHAVES:

Ostra, Apoptose, espermatogênese


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Moluscos do gênero Crassostrea são encontrados fixados às raízes dos mangues ou formando bancos onde o substrato apresenta firmeza adequada. No Estado do Pará é frequente a presença de Crassostrea gasar, a qual vem sendo utilizada em cultivo por pescadores locais da região. O presente estudo tem como objetivo caracterizar atividade de apoptose e sua relação com a sazonalidade durante a maturação testicular de Crassostrea gasar, para o mesmo serão utilizados 119 exemplares de ostras cultivadas no município de Augusto Corrêa (Pa) e 75 exemplares de ostra cultivada em Curuçá (Pa), coletadas no período de janeiro a dezembro de 2010. Posteriormente foram conduzidas ao laboratório, onde fragmentos das gônadas foram retirados para processamento histológico de rotina. A caracterização gonadal foi realizada através da microscopia de luz (ML), a fragmentação de DNA foi verificada usando o ensaio enzimático de TUNEL, para imunohistoquímica (IH) foi utilizada para observar a imunomarcação de Caspase-3 clivada, BCL 2 e PCNA nos testículos de acordo com os estádios de maturação gonadal. Essas informações podem contribuir para o desenvolvimento das técnicas de manejo de Crassostrea gasar na região amazônica. Visto que ostreicultura desempenha um enorme papel socioeconômico, pois cria oportunidades para investimentos, gerando empregos para os pescadores artesanais da região. Além  de destacar a importância como bioindicador de qualidade da água, servindo assim de subsídio para trabalhos futuros cujo ambiente sofre ação de poluentes orgânicos e inorgânicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Externo ao Programa - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo ao Programa - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS
Notícia cadastrada em: 14/10/2016 10:49
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1