Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 05/12/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula Teórica 01 (SAT/ICB)
TÍTULO:

Remodelação da matriz extracelular durante a oogênese de Hypophtalmus marginatus, Valenciennes 1840 (Siluriforme: Pimelodidae)


PALAVRAS-CHAVES:

Peixe, reprodução, gônada, Apotose, Proliferação Celular


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Hypophthalmus marginatus é um siluriforme de médio porte, pertencente à família Pimelodidae, que habita trechos mais lênticos de rios e reservatórios, onde ocorre em abundância. Devido à alta qualidade de sua carne é um peixe muito apreciado e comercializado. Entretanto, estudos acerca da oogênese e o envolvimento da matriz durante o desenvolvimento gonadal na espécie ainda são desconhecidos na literatura. Diante disso, o trabalho tem por objetivo investigar os mecanismos de proliferação e a apoptose celular, bem como o processo de remodelação da matriz extracelular durante a oogênese de H. marginatus. Para isso, está sendo realizadas coletas no período de janeiro a dezembro de 2016 no reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em campo a biometria é realizada dos exemplares, seguida de anestesia e eutanásia para a retirada das gônadas que serão conduzidas ao Laboratório de Ultraestrutura Celular, onde os fragmentos serão processados pela Microscopia de Luz (ML), MEV e MET, para identificação dos estágios de maturação e caracterização dos tipos celulares. Para identificar a fragmentação do DNA será realizado o ensaio de TUNEL e a imunohistoquímica para imunolocalizar a presença da Caspase-3 clivada, Bcl-2, PCNA, Laminina e Fibronectina nos ovários de H. marginatus. Estes estudos são de fundamental importância, pois fornecem informações a respeito dos eventos que permeiam a maturação ovariana e produção de gametas que posteriormente podem auxiliar no manejo e conservação de espécies nativas tanto em ambiente natural quanto em cativeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Externo ao Programa - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Externo ao Programa - 1172261 - DIVA ANELIE DE ARAUJO GUIMARAES
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo ao Programa - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS
Notícia cadastrada em: 14/10/2016 10:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2