Notícias

Banca de DEFESA: TATIANNE PEREIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANNE PEREIRA GOMES
DATA: 27/10/2016
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Estrutura da comunidade de meiofauna e das associações de Nematoda em resposta a variações morfodinâmicas em praias arenosas amazônicas de maromaré.


PALAVRAS-CHAVES:

Zonação; variação espaço-temporal; morfodinâmica, região tropical; Brasil.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

Diversos estudos relacionando o triângulo comunidades bentônicas - parâmetros ambientais - estados morfodinâmicos são realizados nas regiões temperadas, no entanto, poucos estudos são direcionados a comunidade de meiofauna de regiões tropicais e menos ainda em praias de macromaré. Considerando tal fato e somado a ele a escassez de trabalhos sobre tais organismos na região amazônica, o presente trabalho objetivou caracterizar as variações espaciais e temporais na estrutura da meiofauna e das associações de Nematoda em praias com distintos estágios morfodinâmicos na Ilha de Algodoal (Pará) e verificar se a estrutura desses organismos de praias arenosas de macromaré varia entre as diferentes latitudes. As coletas foram realizadas em cinco pontos domediolitoral, ao longo de um ano (setembro/2011, dezembro/2011, março/2012 e junho/2012) em três praias: Caixa d’Água (Dissipativa-estuarina), Farol (Intermediária, Banco e calha longitudinal) e Princesa (Dissipativa-oceânica). A meiofauna foi composta por 14 táxons sendo Nematoda o grupo dominante. A densidade média da meiofauna na praia da Princesa diferiu significativamente da praia do Farol sendo tal resultado atribuído a maior oferta de alimento na praia intermediária e a menor disponibilidade alimentar além da maior ação das ondas na praia dissipativa oceânica. Todos os descritores (densidade, riqueza, equitatividade e diversidade) da nematofauna foram mais elevados na praia dissipativa estuarina e mais baixos na dissipativa oceânica. Em relação aos pontos da praia, as maiores densidades médias ocorreram na zona intermaré média e a menor na zona intermaré superior, porém a riqueza, equitatividade e diversidade apresentaram valores máximos na zona intermaré inferior. Foram identificados 131 gêneros de Nematoda. Os gêneros indicados pela dissimilaridade entre as praias foram Daptonema, Odontophora, Adoncholaimus, Trochamus e Ascolaimus. A nematofauna mostrou diferença significativa entre meses e pontos em todas as praias, sendo Daptonema e Theristus os gêneros com os maiores valores de contribuições e constância nas três praias, nos quatro meses e nos cincos pontos da zona intermaré. Foi observado uma clara zonação horizontal, sendo cinco associações na praia dissipativa estuarina, quatro na dissipativa oceânica e duas na praia intermediária. As variáveis ambientais das praias mais bem relacionadas com os gêneros de Nematoda foram conteúdo de água, temperatura do substrato e fração de areia. A hipótese de que a estrutura da meiofauna e Nematoda difere entre as três praias, zonas de intermaré e meses foi confirmada. A zona intermaré média apresentou em geral as maiores densidades independente da morfodinâmica praial e setembro (final do período menos chuvoso) obteve as maiores densidades nas três praias. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1755204 - VIRAG VENEKEY
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 2616204 - JAMES TONY LEE
Externo ao Programa - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo à Instituição - DAIANE EVANGELISTA AVIZ DA SILVA
Externo à Instituição - ANDRE MORGADO ESTEVES
Notícia cadastrada em: 23/09/2016 09:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2