Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIZE SALES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIZE SALES DA SILVA
DATA: 31/03/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Laboratori de Biologia Pesqueira da UFPA
TÍTULO: PARASITISMO OU COMENSALISMO, QUAL A VERDADEIRA RELAÇÃO ENTRE OS NEMATOIDES E UM PACU REOFILICO DO MÉDIO RIO XINGU?
PALAVRAS-CHAVES: Fauna parasitária, Nematóide, Peixe reofílico.
PÁGINAS: 22
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO: O estudo da fauna parasitária em peixes torna-se necessário, principalmente, para prover informações sobre a relação parasita-hospedeiro. Esse estudo deve ser direcionado também para peixes de populações naturais em virtude de sua importância ecológica no ambiente. Os Tometes são peixes reofílicos, pertencem a família Serrasalmidae, atingem cerca de 500 mm de comprimento padrão e são caracterizados por habitar exclusivamente locais de corredeiras rochosas. Esses peixes são vulneráveis à perda de sistemas lóticos e são altamente ameaçados pela construção de barragens para a geração de energia hidrelétrica. Há uma carência de trabalhos de parasitas em espécies reofílicas e por isso existe uma necessidade de ampliar o conhecimento sobre o tema, especialmente em áreas que se encontram sob ameaça de perda de habitat. Nematoides são parasitas que podem causar graves problemas nos peixes tais como atrofia e obstrução da luz intestinal, entre outros. No entanto, o nematoide Rondonia rondoni é um parasito que aparentemente não provoca danos significativos ao hospedeiro e são frequentemente encontrados em bagres e pacus. O objetivo do trabalho é investigar a fauna parasitária do trato intestinal de Tometes sp. n “1” na área de influência do empreendimento da UHE de Belo Monte no rio Xingu e verificar se existem diferenças na composição e abundância da fauna parasitária entre o sexo dos indivíduos, ontogenia e período hidrológico. Para o estudo serão utilizados 140 peixes coletados em ambientes de pedrais/corredeiras do rio Xingu nas estações cheia, enchente, seca e secante no período de 2014. Serão retiradas amostras padronizadas do intestino dos peixes, nas quais os parasitas encontrados serão contabilizados e identificados. Para determinar se a riqueza e abundância dos parasitas diferem significativamente entre os fatores: sexo, período, e classe de tamanho será utilizado o teste PERMANOVA, com base em 9999 permutações.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILSON RODRIGUES MATOS
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MORAES BENIGNO
Interno - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Presidente - 1785417 - TOMMASO GIARRIZZO
Notícia cadastrada em: 28/03/2014 19:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1