Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE MARIA DAS CHAGAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE MARIA DAS CHAGAS SILVA
DATA: 31/03/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Laboratori de Biologia Pesqueira
TÍTULO: DISTANCIAMENTO E A IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NO SETOR DA PESCA: O CASO DA COMUNIDADE CAJUEIRO NA ILHA DE MOSQUEIRO/PA"
PALAVRAS-CHAVES: mulheres na pesca, relações de gênero, pesca.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO A pesca artesanal é a modalidade de pesca mais realizada na região amazônica, possui grande importância para a garantia de renda e alimento para as populações tradicionais dessa área. Nesta região, o Pára é um dos maiores produtores de pescado e dentre todas as áreas marcadamente pesqueiras do estado, as ilhas do entorno de Belém se destacam pela vocação natural para a pesca e em razão de sua grande produtividade. Dentre essas ilhas, a de Mosqueiro possui maior destaque em razão da facilidade de acesso e pela importância da pesca para o distrito. A pesca sempre foi tida como uma atividade masculina, mas nos últimos anos o papel da mulher tem se evidenciado neste setor, principalmente em virtude da organização social destas, essa tendência se confirma no estado do Pará. Considerando o exposto, para a realização deste trabalho foi escolhida a Comunidade Cajueiro por apresentar um perfil sócioeconômico marcado por intensa pobreza e por ser uma comunidade de pescadores. O objetivo desta pesquisa é compreender em que medida a mulher está se afastando da pesca e está sendo responsável por impulsionar o distanciamento das futuras gerações desta atividade. Para efetivação deste projeto serão utilizados levantamentos bibliográficos, técnica survey, observação direta e entrevistas semi estruturadas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2178252 - ARIADNE DA COSTA PERES
Externo ao Programa - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Presidente - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 26/03/2014 14:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2