Notícias

Banca de DEFESA: PRISCILA SAIKOSKI MIORANDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA SAIKOSKI MIORANDO
DATA: 29/04/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula Teórica 08 (SAT/ICB)
TÍTULO:

Ecologia comparada do tracajá, Podocnemis unifilis, em várzea de água branca e rio de água clara na bacia Amazônica (Testudines, Podocnemididae)


PALAVRAS-CHAVES:

Plasticidade, maturidade sexual, estrutura de tamanho, morfologia, ecologia trófica, reprodução


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

A Amazônia abrange uma diversidade de ambientes aquáticos para os quais as adaptações da fauna ainda são pouco conhecidas. Este estudo teve como objetivo comparar aspectos da ecologia de Podocnemis unifilis entre dois ecossistemas aquáticos distintos da bacia Amazônica: o rio Iriri, típico de água clara, e a várzea do baixo Amazonas, de água branca. Foram comparados os parâmetros tamanho de maturidade sexual, tamanho dos adultos, morfologia da carapaça, investimento reprodutivo, e a ecologia trófica. O tamanho mínimo de maturidade dos machos foi de 184 mm no rio Iriri e 177 mm na várzea, mas os adultos não apresentaram diferença de tamanho (CRC – comprimento reto de carapaça) entre as populações. Nas fêmeas, foi de 301 mm no Iriri e 318 mm na várzea, sendo as adultas significativamente maiores e mais pesadas na várzea do que no Iriri. A morfologia da carapaça diferiu entre os sexos e populações, sendo proporcionalmente mais alta e com plastrão mais longo nas fêmeas em ambas as populações. Machos e fêmeas da várzea foram proporcionalmente mais altos enquanto os do rio Iriri tiveram carapaça mais baixa e larga. Como consequência, os animais da várzea são proporcionalmente mais pesados. Os ninhos na várzea tiveram, em média, maior biomassa total e número de ovos que no Iriri. Contudo, os ovos foram maiores e mais pesados no Iriri do que na várzea. Por fim, o estudo da ecologia trófica a partir da análise de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio mostrou maior amplitude de nicho na várzea, o que reflete a utilização de maior diversidade de fontes primárias nesta área.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GEORGE HENRIQUE REBÊLO
Externo ao Programa - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Presidente - 1287131 - JUAREZ CARLOS BRITO PEZZUTI
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo à Instituição - RICHARD CARL VOGT
Interno - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Interno - 1785417 - TOMMASO GIARRIZZO
Interno - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Notícia cadastrada em: 31/03/2016 15:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2