Notícias

Banca de DEFESA: PAMELA KETRYA BARREIROS BAKER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAMELA KETRYA BARREIROS BAKER
DATA: 30/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula Teórica 10 (SAT/ICB)
TÍTULO:

Variabilidade do Gene DQB do Complexo Principal de Histocompatibilade (MHC) de Classe II em Peixes-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis, Sirenia, Mammalia)


PALAVRAS-CHAVES:

Peixe-boi amazônico, MHC, conservação, sistema imune.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Os peixes-boi marinhos e amazônicos são alvo de extensa discussão quanto sua conservação e manejo. Respectivamente, exemplares de água doce e marinhos são encontrados no Brasil, sendo os espécimes lacustres sendo observados em toda a extensão da região amazônica. Embora encontrem-se na lista de espécies potencialmente ameaçados de extinção da IUCN, tem-se pouca informação acerca de patógenos que possam acometer esses mamíferos, principalmente no campo da imunogenética. O Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) é um conjunto de genes que constitui uma molécula responsável pela codificação das moléculas histocompatíveis em todos os gnatostomados, fazendo, assim, parte funcional do sistema imune desses espécimes. Em mamíferos placentários, possui cinco genes de classe II reconhecidos por codificar as proteínas de ligação ao peptídeo, dentre eles o gene alvo deste estudo: DQ de cadeia beta (DQB). Tendo em vista a alta taxa de polimorfismos presentes no MHC, o presente estudo buscou estimar a variabilidade de do gene DQΒ em Trichecus inunguis (Peixe-boi amazônico). Para as análises, foram utilizados 16 indivíduos de T.inunguis encontrados em cativeiros no estado do Pará. Foi extraído DNA do sangue total dos animais e, usando reação em cadeia da polimerase (PCR), foram isolados os éxons 2 dos alelos, que codificam o primeiro domínio de suas respectivas cadeias e a parte mais variável da molécula. Os animais eram heterozigotos para o gene, portanto os fragmentos foram clonados e posteriormente sequenciados. Os dados obtidos foram analisados para inferir os padrões filogenéticos e verificou-se se estar havendo seleção positiva na região de ligação ao peptídeo. Espera-se que esses marcadores possam ser utilizados para avaliar a diversidade genética dessas espécies em genes funcionais e possam ajudar a estimar o status de conservação da espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Interno - 2315294 - RENATA COELHO RODRIGUES NORONHA
Externo ao Programa - 1152934 - EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2121512 - MARIA HELENA THOMAZ MAIA
Externo ao Programa - 326026 - MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER
Notícia cadastrada em: 28/03/2016 14:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1