Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA CRISTINA LIMA MARCAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA CRISTINA LIMA MARCAL
DATA: 16/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: LM 04 (ICB)
TÍTULO:

A pesca de curral em uma Reserva Extrativista na zona costeira Amazônica: composição da captura e implicações para o manejo.


PALAVRAS-CHAVES:


Palavras-chave: Curral, Impacto da pesca, Baía de Maracanã, Reserva Extrativista Maracanã.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:
O curral é uma das principais artes de pesca na Zona Costeira Amazônica, em especial nos municípios paraenses de Quatipuru, Curuçá e Bragança, sendo utilizada por mais de ¼ dos pescadores artesanais do município de Maracanã -PA. O curral é um aparelho estático e sua captura é relacionada com o tipo de curral e o ambiente onde é construído. A construção de currais tem aumentado desde a década de 1980 e o impacto deste apetrecho na pesca e na conservação do mangue ainda é desconhecido. O estudo será realizado na Reserva Extrativista Maracanã, criada com o objetivo de assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis e proteger os meios de vida e a cultura da população extrativista local. Como a pesca é a principal atividade extrativista da RESEX Maracanã, torna-se relevante avaliar o impacto da pesca de curral em uma área objeto de conservação. O presente trabalho visa avaliar a captura por unidade de esforço e a composição em espécie e tamanho na captura feita por currais da RESEX Maracanã a fim de avaliar o impacto desta atividade nos estoques pesqueiros. Foi feito um levantamento dos currais na área que contabilizou um total de 135 currais. O desembarque de 28 desses currais estão sendo monitorados desde julho de 2015, no qual são registradas as espécies capturadas, sua abundância e biomassa (g). Este monitoramento persistirá até junho de 2016. Além disso, será obtida durante três dias consecutivos por mês, entre os meses de julho de 2015 a junho de 2016, a biometria das espécies capturadas de maior valor comercial e as consideradas vulneráveis. Os currais serão agrupados conforme o tipo (coração, camboa e duas espias) e a sua localização em relação à baía de Maracanã (dentro e fora). A variação espaço-temporal da CPUE será testada por uma ANOVA fatorial considerando os fatores tipo de curral, localização e época do ano. A análise de similaridade cruzada de dois fatores (ANOSIM) deverá ser utilizada para verificar se há diferença significativa na composição das espécies em relação a estação (seca/cheia) e à localização dos currais. A composição dos indivíduos de pequeno porte e de espécies vulneráveis na captura será o indicador do impacto da pesca de curral em relação aos fatores tipo de curral, localização e época do ano.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/02/2016 15:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2