Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA LAMEIRA DOS SANTOS

DISCENTE: LUCIANA LAMEIRA DOS SANTOS
DATA: 24/02/2016
LOCAL: LM 09 (ICB)

EFEITO DO HÁBITAT NA ESTRUTURA ECOMORFOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE PEIXES DE RIACHO AMAZÔNICOS

Morfologia, ictiofauna, igarapés, heterogeneidade ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

A complexidade de hábitat é um fator abiótico importante na estruturação das assembleias de peixes, que pode ser medido pela análise da sua variação morfológica. A morfologia destes organismos expressa seu comportamento alimentar, preferência de hábitats e capacidade de locomoção. Os riachos amazônicos são caracterizados como ambientes complexos devido à grande quantidade material alóctone presente em seus leitos, essa matéria orgânica dá origem a diversos micro hábitats. Em riachos, esta heterogeneidade favorece a diversificação ecomorfológica nas assembleias de peixes pelo aumento da variedade e disponibilidade de abrigo e alimento, permitindo o estabelecimento de espécies com características fenotípicas específicas para explorar esses diferentes compartimentos do ambiente. Conhecer a forma como a estrutura morfológica das assembleias de peixes se altera em riachos com complexidade diferentes é relevante, pois eleva a capacidade de previsão de mecanismos adotados pelos organismos em condições ambientais desfavoráveis. Visto essa importância, este estudo visa verificar qual o efeito da complexidade de hábitat sobre a estrutura ecomorfológica das assembleias de peixes de riachos na Amazônia. Para isso, foram amostrados riachos nas bacias de drenagem de seis diferentes rios da Amazônia brasileira (Anapu, Negro, Tapajós, Acará, Capim e Juruena). Em cada bacia, foram amostrados de oito a dez riachos, totalizando 55 unidades de coleta. Para obtenção de informações sobre a complexidade de hábitat, foi aplicado protocolo de avaliação do hábitat físico. Para caracterização da estrutura ecomorfológica das assembleias, até 5 exemplares das espécies coligidas serão selecionados para biometria. Com os dados morfométricos, será estimada a amplitude e grau de diversificação e regularidade de nicho das assembleias. Para verificar o tipo de relação existente entre os índices que representam a estrutura ecomorfológica e os valores de complexidade dos riachos, será empregado o teste de Mantel. É esperado que riachos mais complexos abriguem assembleias ecomorfologicamente mais diversas.

Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Presidente - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Notícia cadastrada em: 16/02/2016 12:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1