Notícias

Banca de DEFESA: THUAREAG MONTEIRO TRINDADE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THUAREAG MONTEIRO TRINDADE DOS SANTOS
DATA: 17/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: LM 04 (ICB)
TÍTULO:

Distribuição espaço-temporal da meiofauna em praias arenosas da Ilha de Trindade com especial referência aos Nematoda Livres.



PALAVRAS-CHAVES:

Bentos, Meiobentos, Trindade, Praia Arenosa.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

A distribuição espaço-temporal da meiofauna e os nematoda de vida livre foi investigada na Ilha de Trindade (Brasil) durante duas estações: agosto (chuvoso) e decembro (seco) de 2014 em quatro praias arenosas. As amostras foram coletadas usando corer cilindro (3,14cm2) nas zonas mediolitoral superior, mediolitoral médio e mediolitoral inferior. Fatores ambientais foram medidos no campo. A comunidade de meiofauna esteve representada por quatorze grandes grupos. Nematoda, Copepoda e Oligochaeta foram os grupos principais. A assembleia de Nematoda foi constituída principalmente por detritívoros não seletivos. A comunidade de meiofauna e a assembleia de Nematoda variaram entre estações mas não entre praias ou zonas. Diversidade e equitatividade não variaram em nenhuma situação. Um esquema de amostragem considerando mais estações e outras praias na ilha é recomendado para futuros estudos, para melhor entender a estrutura da comunidade de meiofauna e da associação de Nematoda na Ilha de Trindade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE MORGADO ESTEVES
Interno - 2616204 - JAMES TONY LEE
Externo ao Programa - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo à Instituição - MARKO HERRMANN
Presidente - 1755204 - VIRAG VENEKEY
Notícia cadastrada em: 11/02/2016 11:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2