Notícias

Banca de DEFESA: LARISSA ARAGUAIA MONTEIRO DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA ARAGUAIA MONTEIRO DE CASTRO
DATA: 24/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: LM 04 (ICB)
TÍTULO:

Morfogênese divisional, reorganização fisiológica e filogenia molecular do hipotríqueo Apoamphisiella vernalis (Stokes, 1886) Berger 2006 (Ciliophora, Hypotricha)


PALAVRAS-CHAVES:

Ciliados; Sistemática; Ontogenia


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

Os Hypotricha Stein, 1859 são um grupo monofilético de ciliados pertencentes à classe Spirotrichea Bütschli, 1889. Tais seres encontram-se adaptados à vida nos sedimentos em sua maioria como generalistas onívoros sendo importantes elos nas cadeias tróficas microbianas. Hipotríqueos apresentam complexos processos morfogenéticos responsáveis pelo crescimento, reprodução e encistamento, e que podem ocorrer como resposta a diferentes condições ambientais. Padrões em tais processos são importantes para a sistemática do grupo por permitirem elucidar a origem da ciliatura somática, facilitando a detecção de estruturas homólogas. O presente estudo caracterizou o hipotríqueo Apoamphisiella vernalis de duas populações brasileiras encontradas em amostras do igarapé Tucunduba (Belém-PA) e em um charco raso eutrófico em CaxambuMG, descrevendo seus processos de morfogênese divisional e reorganização fisiológica (pela primeira vez), com auxílio de microscopia óptica e eletrônica e comparando com dados sobre espécies proximamente relacionadas; foi proposto posicionamento filogenético de A. vernalis a partir de análises do gene 18S-rDNA, conduzidas nos âmbitos da máxima verossimilhança e inferência Bayesiana. Observou-se que os elementos da ciliatura somática de Apoamphisiella se originam por processos conspicuamente semelhantes aos descritos para o complexo Paraurostyla weissei. A ontogenia comparativa e as análises filogenéticas do gene 18S fornecem suporte à classificação de Apoamphisiella dentre os Dorsomarginalia. A sobreposição de características morfológicas diagnósticas entre estes gêneros, somado às distâncias baixas entre as sequências do gene 18S, atrelada ao fato de o gênero Paraurostyla conter diversas espécies nominais díspares entre si levam à conclusão de que a separação entre ambos os gêneros é duvidosa, necessitando de revisão sistemática urgente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BARBARA DO NASCIMENTO BORGES
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo ao Programa - 327137 - MARIA LUCIA HARADA
Interno - 2315294 - RENATA COELHO RODRIGUES NORONHA
Presidente - 083.326.767-11 - THIAGO DA SILVA PAIVA - UFPA
Notícia cadastrada em: 11/02/2016 11:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1