Banca de DEFESA: CAROLINE DA SILVA MONTES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE DA SILVA MONTES
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Pavilhão de Aulas Teóricas - Sala 05 (PAT/ICB)

USO INTEGRADO DE BIOMARCADORES PARA O MONITORAMENTO DOS EFEITOS DE METAIS PESADOS EM Serrasalmus rhombeusPROVENIENTES DE RIOS AMAZÔNICOS

Monitoramento ambiental, ecotoxicologia, Parâmetros biológicos, Região Amazônica, brânquia, fígado.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Diversos contaminantes tais como: metais, pesticidas e outros compostos orgânicos contribuem para a poluição ambiental. No entanto, em sistemas aquáticos a contaminação por metais pesados tem atraído a atenção de vários pesquisadores, pois este elemento tende a ficar no sistema aquático e acumulam-se nos sedimentos, além disso, pode ser lançado à água através da ressuspensão do sedimento, de oxidação-redução reações, etc. Tais processos potencializam a concentração em solução de metais traço na água. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as alterações morfológicas, bioquímicas, immunohistoquímicas, genotóxicas em tecidos branquiais e hepáticos em uma espécie nativa da região amazônica, a piranha preta,Serrasalmus rhombeus, como ferramenta de avaliação da qualidade ambiental de rios Amazônicos além de verificar a eficiência desta espécie como organismo bioindicador em monitoramento ambiental. Foram realizadas coletas em rios da região amazônica: O rio Itaciaunas, afluente da bacia do Tocantins, localizado na região do Carajás, este rio sofre influência de efluentes da exploração de minério da região; O rio Crepori e Tropas, afluentes do rio Tapajós, localizado na região sudoeste do Pará, na região do tapajós, esta região apresenta intensa atividade garimpeira e o Rio Xingu, que está sendo construída a Usina Hidroelétrica de Belo Monte, é uma área bastante extensa com pouca influência antrópica. Nos locais selecionados foram coletados além do material biológico (peixes) amostras de água e sedimento para a quantificação  e avaliação das concentrações de metais pesados (Cd, Cr, Cu, Zn, Mn e Hg) para relacionar parâmetros químicos com parâmetros biológicos e verificar a qualidade ambiental das áreas selecionadas. As análises mostraram que as alterações em nível ultraestrutural, histológico e bioquímico e foram eficazes na avaliação da qualidade da água, pois, conseguiram distinguir os animais entre os pontos de coleta. Além disso, a combinação de vários tipos de biomarcadores em diferentes níveis mostrou um panorama geral da saúde dos peixes avaliados. No que se refere à contaminação por metais, dentre os elementos escolhidos o cádmio apresentou maiores valores em todos os compartimentos ambientais, bem como nos tecidos dos peixes. Enquanto o mercúrio não foi tão prejudicial à saúde dos animais do ponto de vista morfofisiológico. Sendo assim, sugere-se que os peixes podem estar respondendo de forma adaptativa ao background de Hg da Amazônia, uma vez que apesar das grandes concentrações de mercúrio nos tecidos, poucas alterações de caráter irreversível foram observadas. Logo concluímos que o biomarcador ainda é uma ferramenta bastante válida e de fácil aplicabilidade. Desta forma, podemos inferir que a qualidade dos rios estudados esta comprometida em função das atividades antrópicas adjacentes. Além disso, a espécie escolhida Serrasalmus rhombeus pode ser utilizada como espécie sentinela em estudos de biomonitoramento.

Externo ao Programa - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Externo ao Programa - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN