Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOELLA GEMAQUE CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOELLA GEMAQUE CAVALCANTE
DATA: 29/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula Teórica 06 (SAT/ICB)
TÍTULO:

Mapeamento citogenético de DNAs repetitivos em Quelônios: Podocnemis expansa Podocnemis unifilis (Testudines, Podocnemididae)


PALAVRAS-CHAVES:

DNAs repetitivos, citogenética molecular, Podocnemidae


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

A ordem Testudines é tida como uma das mais antigas entre os répteis existentes. Atualmente, são classificados em 13 famílias com aproximadamente 300 espécies que podem ser encontradas em todos os continentes, com exceção da Antártida. Existem 36 espécies de Testudines com ocorrência conhecida para o território brasileiro, dentre essas, 16 espécies ocorrem na região Amazônica. A família Podocnemidae é representada por 3 gêneros: Erymnochelys, Peltocephalus e Podocnemis. O gênero Podocnemis atualmente inclui seis espécies, todas sul-americanas: P. lewyana, P. vogli, P. sextuberculata, P. unifilis, P. erythocephala e P. expansa. No presente projeto, estudos citogenéticos moleculares serão realizados para comparar as espécies Podocnemis expansa Podocnemis unifilis através da análise de sequências de DNA repetitivo, que são ferramentas úteis para definir a estrutura e revelar a organização e evolução do genoma. Serão realizados o isolamento e a caracterização de famílias multigênicas (DNAr e genes de histona), elementos de transposição e DNAs satélites. Os resultados preliminares são bastante elucidativos, 2n=28 nas duas espécies, os cromossomos de P. expansa são constituídos por 20 pares metacêntricos e submetacêntrico: 4 subtelocêntrico : 4 acrocêntrico e P. unifilis apresenta 22 pares metacêntricos e submetacêntricos : 2 subtelocêntricos : 4 acrocêntrico. As análises de sequências de DNA repetitivo por Hibridização in situ Fluorescente (FISH) foram feitas pela primeira vez para as espécies, evidenciando marcações utilizando sondas com gene U2  snDNA, histona H3 e transposon Mariner. O conhecimento genético de espécies de quelônios amazônicos será importante na integração e desenvolvimento de estudos da estrutura populacional, preservação e conservação. Este projeto se caracteriza como pioneiro no desenvolvimento de análises citogenéticas com enfoque no estudo de sequências de DNA repetitivo em quelônios da Amazônia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 327135 - CLEUSA YOSHIKO NAGAMACHI
Externo ao Programa - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Presidente - 2315294 - RENATA COELHO RODRIGUES NORONHA
Notícia cadastrada em: 03/02/2016 11:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2