Banca de DEFESA: KURT SCHMID

DISCENTE: KURT SCHMID
DATA: 23/02/2016
LOCAL: LM 04 (ICB)

BAITED REMOTE UNDERWATER VIDEO, UMA PROMISSORA FERRAMENTA NÃO-DESTRUTIVA PARA AVALIAR ASSEMBLÉIAS DE PEIXES EM RIOS AMAZÔNICOS DE ÁGUA CLARA: TESTANDO EFEITOS DE ISCA E HABITAT

Rio Xingu, Métodos não-extrativistas, Peixes reofílicos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

A inacessibilidade dos ecossistemas aquáticos e as dimensões quase continentais da bacia amazônica vêm dificultando historicamente a aquisição in situ de conhecimento científico sobre sua fauna altamente diversificada de peixes neotropicais. Especificamente escassos são dados ecológicos quali-quantitativos e outros estudos ecológicos sobre a ictiofauna reofílica que habita as extensas áreas de corredeiras, típicas para rios amazônicos de água clara. Tais ambientes com elevada energia hídrica são difíceis de navegar e impossibilitam métodos tradicionais de levantamento ictiofaunístico como a pesca e o censo visual em mergulho pelo risco de perda de equipamentos e acidentes. Ainda, os métodos invasivos que envolvem a captura e o sacrifício de elevados números de peixes são indesejáveis em áreas de proteção ambiental e/ou corpos hídricos com presença de espécies endêmcias ou ameaçadas, como é o caso do médio rio Xingu, a área de estudo desta pesquisa. No presente projeto de mestrado foi testado e adaptado um método não-invasivo que emprega técnicas de video subaquático remoto, o BRUV (Baited Remote Underwater Video), para estudar a íctiofauna reofílica em dois habitats aquáticos distinstos do médio rio Xingu. Em específico comparou-se a estrutura da assembéia de peixes (I) entre os habitats de praia e corredeira/pedral e (II) entre cinco tipos de isca de atração (sardinha, pescada branca, comida de gato, milho doce e controle sem isca), testados para desenvolver um protocolo de amostragem com BRUV especificamente para tais ambientes lóticos em rios de água clara da região amazônica e, eventualmente, em outras regiões troipcias do mundo. Em 80 amostras a 120 minutos de vídeo subaquática, coletados em julho de 2014, forma registrados um total de 2460 peixes de 56 taxa, pertencentes à 13 famílias. Diferenças significativas na composição da assembléia, na riqueza de espécies e na abundância relativa foram detectadas entre os tipos habitats e entre as iscas. Os resultados sugerem que a sardinha produz os melhores resultados, mesmo comparada a um peixes local (pescada branca) e deverá ser empregada como isca padrão para a amostragem com BRUV em rios amazônicos de água clara. Os resultados e as imagens de vídeo digital refletem a íctiofauna única e altamente diversa do rio Xingu anterior aos previstos impactos ambientais irreversíveis e de larga escala, oriundos do represamente do rio e da futura operação da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Presidente - 1785417 - TOMMASO GIARRIZZO
Interno - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM