Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO PEREIRA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO PEREIRA MENDES
DATA: 18/02/2014
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório Arlindo Pinto - ICB
TÍTULO: Influência do corte manejado em assembleias de larvas de Odonata (Insecta) em área de floresta na Amazônia Oriental”
PALAVRAS-CHAVES: Manejo florestal, Impacto, Diversidade Funcional, Anisoptera, Zygoptera.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo: A perda da biodiversidade tem sido uma preocupação constante, principalmente em virtude das grandes modificações de uso das paisagens provocadas pela ação humana, levando a diminuição das abundâncias ou até mesmo a extinção local. Na Amazônia um dos principais impactos é a retirada de madeira, sendo o Pará um estado campeão de desmatamento no Brasil. Uma estratégia que tem sido adotado nos últimos anos para diminuir os impactos desse uso é a retirada de madeira manejada de baixo impacto. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da retirada de madeira manejada sobre as comunidades de Odonata. No primeiro capítulo partimos do pressuposto que a retirada de madeira nas zonas de manejo recente afeta negativamente a riqueza de larvas de Odonata. O segundo capítulo tem por objetivo testar o efeito da modificação ambiental causada pela retirada da madeira, bem como dos fatores físicos e físico-químicos sobre a Diversidade Funcional (DF) de Odonata. Partindo deste pressuposto, nossa hipótese é de que haverá efeito da retirada de madeira com perda de DF nas assembleias. A área de estudo está localizada no complexo de fazendas da empresa Cikel Brasil Verde Madeiras LTDA, no município de Paragominas no nordeste do Estado do Pará. As coletas foram realizadas durante o período de estiagem em 40 igarapés na área de Manejo Florestal de Baixo Impacto (MFBI) do Grupo Cikel, destes, 13 são de áreas que nunca foram submetidas a nenhum tipo de exploração, denominadas neste trabalho de áreas controle e 13 de áreas de corte recente. Os demais estão distribuídos em áreas que sofreram cortes seletivos com tempos diferenciados de exploração, começando com corte em 1999 a 2009.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo à Instituição - ROGÈRIO ROSA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 13:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2