Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MYLENA NEVES CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYLENA NEVES CARDOSO
DATA: 17/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Mat I - ICB
TÍTULO: “Efeito do corte seletivo de madeira de impacto reduzido sobre as comunidade de Ephemeroptera (Insecta) em igarapés da Amazônia Oriental”
PALAVRAS-CHAVES: Ephemeroptera; bioindicador; manejo florestal; diversidade funcional.
PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo: A Amazônia Oriental brasileira está inserida em uma região conhecida como “Arco do Desmatamento” que sofre constante alteração pela exploração de madeira convencional, que causa um dos maiores impactos à diversidade biológica. Um dos maiores problemas decorrentes dessa atividade é a remoção da vegetação ripária, que afeta diretamente os ecossistemas aquáticos. Desta forma, o manejo de impacto reduzido e o monitoramento ambiental podem minimizar os efeitos da extração de madeira possibilitando a recuperação de áreas degradadas e a conservação de espécies. Com o objetivo de analisar se o corte seletivo de madeira de impacto reduzido é eficaz para manter a qualidade do ambiente investigamos os efeitos dessa alteração sobre a estrutura físico- química dos igarapés da Amazônia Oriental, além de avaliar se as comunidades de efemerópteros por sua vez, são influenciadas por essas mudanças provenientes da atividade de extração, reduzindo sua riqueza, abundância e diversidade funcional. Para tal, foram amostrados 40 igarapés localizados no complexo de fazendas Rio Capim (Paragominas-PA), distribuídos em áreas com um gradiente de tempo de regeneração. Os espécimes foram amostrados utilizando um rapiché e os dados físico químicos foram capturados através de uma sonda multiparâmetros Horiba e de um protocolo de integridade física. Até o momento 34 igarapés já tiveram os efemerópteros identificados à nível de gênero e tombados, totalizando 2008 indivíduos pertencentes à sete famílias de Ephemeroptera, sendo: 79 de Baetidae; 616 de Euthyplociidae; 1.245 de Leptophlebiidae; 23 de Leptohyphidae; 34 de Polymitarcyidae; cinco de Coryphoridae; e seis de Caenidae. As análises estatísticas, os resultados finais oriundos dos dados coletados e a discussão do trabalho serão desenvolvidos e apresentados na dissertação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo à Instituição - ROGÈRIO ROSA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 11:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1