Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA JUSTINO DE FARIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA JUSTINO DE FARIA
DATA: 17/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Mate I - ICB
TÍTULO: “Efeito da alteração ambiental em igarapés da Amazônia Oriental sobre a comunidade de insetos aquáticos”. Banca Proposta:
PALAVRAS-CHAVES: Ephemeroptera, Plecoptera, Trichoptera, Agricultura, Integridade de hábitat.
PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo: O crescimento da população tem provocado um aumento cada vez maior na demanda por produtos e alimentos. A crescente produção agrícola em geral ocorre em detrimento da diminuição das áreas naturais, causando desequilíbrio principalmente naqueles ecossistemas mais sensíveis como os hídricos. O objetivo dessa dissertação é analisar se a agricultura praticada pelos ribeirinhos afeta a integridade dos ecossistemas aquáticos, investigando os efeitos dessa alteração sobre a estrutura físico-química dos igarapés da Amazônia Oriental, analisando sua influência nas comunidades de Ephmeroptera, Plecoptera e Trichoptera (riqueza, abundância e composição). Para tal, foram amostrados 34 igarapés, sendo 17 localizados dentro da FLONA de Caxiuanã (íntegros) e 17 nas proximidades dos municípios de Portel e Melgaço (alterado). Para amostragem dos indivíduos foi demarcados um trecho de 150 m, divididos em 20 segmentos, obtidas amostras compostas por duas porções de substrato, usando para isso, um coador rapiché. Adicionalmente, em cada igarapé foram registrados fatores ambientais, tais como a temperatura da água (ºC), oxigênio dissolvido (mg/l), condutividade (µS/cm) e pH. Dos 34 pontos amostrados, foram identificados 753 exemplares da ordem Trichoptera e 315 indivíduos da ordem Ephemeroptera. Todos os indivíduos da ordem Trichoptera foram identificados, quando possível, em nível de gênero. A ordem Ephemeroptera falta identificar os pontos que estão localizados no entorno da Flona de Caxiuanã. As análises estatísticas e discussão dos resultados serão apresentadas somente na dissertação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1617769 - BRUNO SPACEK GODOY
Externo à Instituição - CLEVERSON RANNIERI MEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 10:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2