Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA SAIKOSKI MIORANDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA SAIKOSKI MIORANDO
DATA: 16/01/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Dr. João Paulo Mendes - ICB/UFPA
TÍTULO: Ecologia comparada do tracajá, Podocnemis unifilis, em água branca e clara na bacia Amazônica (Testudines, Podocnemididae)
PALAVRAS-CHAVES: ecologia populacional; dieta; reprodução; maturidade sexual; quelônios amazônicos
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO: Os quelônios aquáticos constituem importante fonte de alimento para as populações ribeirinhas da Amazônia desde antes da chegada dos Europeus. A exploração comercial dos quelônios acarretou em drástico declínio de suas populações, o que levou ao estabelecimento de estratégias de conservação na Amazônia brasileira. Contudo, as inúmeras lacunas de conhecimento sobre ecologia populacional das espécies implicam no desconhecimento da efetividade da proteção de praias de desova, de ações alternativas de manejo de quelônios e do próprio papel dos quelônios nos ecossistemas aquáticos amazônicos. As lacunas se tornam ainda mais evidentes quando levada em consideração a diversidade de ecossistemas e relações ecológicas relacionados aos diferentes tipos de água da região amazônica. Hipoteticamente, as diferenças de produtividade primária entre os distintos tipos de água influenciam a taxa de crescimento, a maturidade sexual, o tamanho dos organismos e, consequentemente, a produção de ovos pelas fêmeas. Esta é uma hipótese ainda não testada para espécies amazônicas, constituindo-se em uma lacuna de conhecimento que este projeto visa sanar para a espécie Podocnemis unifilis. O tracajá, como é popularmente conhecido, tem ampla distribuição geográfica, ocorrendo ao longo de todos os principais sistemas hídricos na bacia amazônica, o que o torna um organismo de interesse para estudos de ecologia comparada. Além disso, seu hábito mais sedentário e generalista quanto aos locais de desova o indicam como a espécie mais favorável para experimentos de manejo. O uso sustentável do tracajá tem sido considerado possível por diversos autores, sendo, contudo, necessário realizar estudos ecológicos completos para atingir tal objetivo. Propõe-se aqui estudar a ecologia de Podocnemis unifilis de forma comparada entre água clara (rio Iriri) e água branca (rio Amazonas) na bacia Amazônica. Serão estudados os aspectos ecológicos: i) tamanho de maturidade sexual de machos e fêmeas; ii) biologia reprodutiva; iii) estrutura populacional e alometria corpórea; e iv) ecologia trófica. Tais informações permitirão avaliar a necessidade de elaboração de planos de conservação e uso sustentável específicos para cada população-alvo, considerando suas particularidades bio-ecológicas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1617769 - BRUNO SPACEK GODOY
Presidente - 1287131 - JUAREZ CARLOS BRITO PEZZUTI
Interno - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Externo à Instituição - TERESA CRISTINA SAUER DE AVILA PIRES
Interno - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Notícia cadastrada em: 16/12/2013 12:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2