Banca de DEFESA: DAIANE EVANGELISTA AVIZ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANE EVANGELISTA AVIZ DA SILVA
DATA: 28/08/2015
LOCAL: Auditório Paulo Mendes, ICB

Os recifes arenosos de Sabellaria wilsoni (Polychaeta: Sabellariidae) na Ilha de Maiandeua-Algodoal, Pará: dinâmica dos construtores e da macrofauna bentônica associada

recifes biológicos, Sabellariidae, distúrbios naturais, fauna associada, costa amazônica

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Sabellariidae são conhecidos pela capacidade de formar recifes de elevada relevância ecológica em regiões costeiras de diversas partes do mundo. Em contraste com os inúmeros estudos realizados em regiões temperadas, pouco se sabe sobre a ecologia destes em regiões tropicais. O presente trabalho realizou uma caracterização espacial e temporal dos recifes de Sabellaria wilsonina Ilha de Algodoal-Maiandeua (Zona Costeira Amazônica do Pará), estudando aspectos da história de vida de seus construtores, a arquitetura dos seus agregados e suas implicações na estruturação da macrofauna bentônica associada. As coletas foram realizadas por um ano (maio/2008 a abril/2009), acompanhado as mudanças estruturais nos recifes e macrofauna. Adicionalmente uma amostragem ocorreu em setembro de 2010, para a comparação da fauna do recife e do substrato arenoso adjacente. Além da amostragem biológica, foram realizadas coletas (salinidade e material em suspensão na água, textura, clorofila-a, feopigmentos e matéria orgânica do sedimento) e aquisição indireta de dados ambientais (dados climatológicos e modelagem de ondas). Os resultados são apresentados em quatro diferentes capítulos. O capítulo I apresenta os aspectos reprodutivos da espécie construtora (tipo de reprodução, proporção sexual, determinação de estágios de maturação gonadal, período reprodutivo etc.). No capítulo II o ciclo morfológico foi caracterizado para uma mancha de recife, avaliando-se seus principais efeitos sobre a estrutura da macrofauna associada.  O capítulo III estuda os efeitos da morfologia (plataforma vs. ball-shaped structures), exposição hidrodinâmica (praias exposta vs. protegida) e da desestruturação dos recifes sobre a fauna associada. Por fim, o capítulo IV descreve mudanças na estrutura da comunidade macrobentônica devido à presença dos recifes em uma praia arenosa da ilha. Os resultados indicaram que a espécie construtora é dióica, com reprodução sexual e com alta capacidade reprodutiva (maturidade precoce, desova contínua, maior número de fêmeas etc.), como forma de ocupar e persistir em ambientes instáveis. O período chuvoso foi caracterizado pela alta densidade de sabelarídeos e crescimento dos seus recifes, enquanto o período seco, devido ao aumento da hidrodinâmica, foi marcado pela destruição das construções. Os recifes suportaram uma comunidade bentônica complexa, mais densa e diversa que o substrato arenoso das praias. O estágio estrutural (tipo morfológico e fases estruturais) influenciou significativamente no estabelecimento da fauna associada. De forma geral, a fauna foi mais densa e diversa em recifes com maior complexidade estrutural (ball-shaped structures e erodidos/destruídos). O presente estudo é um passo importante para o entendimento do funcionamento do habitat em regiões tropicais, de sua importância para a diversidade local e do papel das flutuações ambientais na estruturação das comunidades bentônicas na costa amazônica.

Externo à Instituição - ABÍLIO SOARES GOMES
Externo à Instituição - CESAR FRANCA BRAGA
Externo ao Programa - 017.164.879-00 - CLEVERSON RANNIERI MEIRA DOS SANTOS - MPEG
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS