Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLY GURJAO TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLY GURJAO TORRES
DATA: 16/09/2013
LOCAL: Auditório Dr.João Paulo Mendes, no prédio do ICB/UFPA>
TÍTULO: Influência dos períodos hidrológicos na ecologia de peixes detritívoros da Bacia Amazônica
PALAVRAS-CHAVES: Amazônia; Detritívoro; Pulso de inundação
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO: A grande maioria das espécies de peixe encontra-se em níveis tróficos superiores. A exceção ocorre em áreas inundáveis de regiões neotropicais, com proporções relativamente altas de peixes detritívoros, provavelmente associados à abundância de material detrítico e ao êxito no seu aproveitamento. Estudos da autoecológicos sobre o crescimento, reprodução e alimentação de espécies detritívoras em diferentes planícies de inundação Amazônicas podem ser relevantes para entender o efeito dos períodos hidrológicos sobre as espécies em ambientes com diferentes intensidades do pulso de inundação. Neste contexto foram selecionadas três bacias com características distintas, sendo eles: a Bacia do Baixo rio Anapu, com pulso de inundação sutil, devido ao afogamento geológico, a Bacia do Médio rio Tapajós com pulso de inundação médio e a Bacia do Baixo rio Xingu representando o pulso mais marcante. Para cada ambiente foi selecionada uma espécie detritívora, sendo o Cyphocharax abramoides para o Rio Anapu, e o Curimata inornata nos Rios Tapajós e Xingu. Pretende-se com este trabalho responder as seguintes perguntas: (I) Qual a influência da precipitação e do pulso de inundação na reprodução de C. abramoides, em rios afogados da Amazônia Oriental? (II) Qual o efeito da precipitação e da reprodução na formação de anéis de crescimento do Cyphocharax abramoides em rios afogados da Amazônia Oriental?; (III) Qual a influência da precipitação e da reprodução na quantidade e qualidade do alimento ingerido pelo Cyphocharax abramoides? e (IV) Quais os efeitos do pulso de inundação e da precipitação na ecologia alimentar de peixes detritívoros? A quantidade e a qualidade de alimento ingerido nas diferentes bacias são influenciados pelos períodos hidrológicos e o ambiente? Cada questionamento citado será trabalhado em forma de capítulo. Os espécimes foram capturados utilizando redes de espera com diferentes malhas expostas em diferentes pontos por aproximadamente 24 horas. Os exemplares de C. abramoides e C. inornata coletados foram mensurados quanto ao comprimento total, em cm, e pesados, em gramas. Através de uma incisão ventro-longitudinal as gônadas e tratos intestinais foram retirados, classificados, etiquetados e acondicionados em formol e álcool respectivamente. A partir das gônadas de C. abramoidesserão determinados os períodos reprodutivos, L50, taxa de fecundidade e proporção sexual, bem como o bem estar da espécie através do Fator de Condição (K). Com os dados de peso, comprimento e estruturas ósseas do C. abramoides, serão estimados os parâmetros populacionais de idade, taxa de crescimento, esperança de vida e taxa de mortalidade, bem como o período de formação de anéis de crescimento em estruturas calcificadas, e a sua relação com a precipitação e a reprodução. A análise do trato intestinal doC. abramoides, será determinada a concentração de matéria orgânica ao longo dos quatro períodos hidrológicos (seca, enchente, cheia e vazante), e a qualidade dessa matéria orgânica através do rastreio utilizando isótopos estáveis. Por fim, serão determinados os períodos de maior atividade alimentar para o C. abramoides e para o C. inornata nas diferentes bacias, através do índice de repleção estomacal e da quantidade de matéria orgânica ingerida.
Externo ao Programa - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Presidente - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Interno - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA