Banca de DEFESA: FABIOLA SEABRA MACHADO

DISCENTE: FABIOLA SEABRA MACHADO
DATA: 30/08/2013
LOCAL: Auditório Dr.João Paulo Mendes, no prédio do ICB/UFPA>
TÍTULO: ICTIOFAUNA DE POÇAS DE MARÉ AO LONGO DO LITORAL DO BRASIL: UMA ANÁLISE LATITUDINAL
PALAVRAS-CHAVES: distribuição, latitude, riqueza, assembleia de peixes
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO Padrões de distribuição espacial da fauna terrestre e aquática podem ser influenciados por diversos fatores ambientais regionais e locais. As variáveis ambientais, como, por exemplo, a temperatura e a latitude, normalmente, explicam padrões de distribuição de espécies com elevada mobilidade e com ampla distribuição, como os peixes. No entanto, outras variáveis ambientais e de paisagem também interferem na distribuição das espécies de peixes em diferentes escalas geográficas. O presente estudo teve como objetivo investigar os processos de distribuição da ictiofauna de poças de maré com substrato rochoso, entre as latitudes 00° e 22°S, em um trecho de 4.900 km do litoral Brasileiro. O total de 21 locais de coleta foram amostrados utilizando um protocolo padronizado. Com base em características ambientais, a área de estudo foi dividida em quatro biorregiões, sendo estas: Estuário Amazônico (EA), Manguezal do Norte (MN), Nordeste Semiárido (NS) e Atlântico Tropical (AT). Em cada local, durante o período de maré baixa, foram escolhidos, aleatoriamente, oito poças de maré, totalizando 168 amostras. Um total de 5.113 espécimes de peixes foram capturados, distribuídos em 30 famílias e 74 espécies. A composição da ictiofauna variou entre as biorregiões e os locais amostrados, sendo que entre os locais houve uma maior variabilidade. As categorias ambientais que melhor explicaram a distribuição da composição da ictiofauna foram a paisagem (25% da variação da composição da fauna explicada) seguida pelo substrato (19%). Um total de 19 variáveis ambientais influenciou na distribuição da ictiofauna entre as latitudes 00° a 22°S. As variáveis: tamanho da plataforma continental, porcentagem da cobertura algal, orientação do afloramento rochoso (razão Ortogonal - L1/Paralelo - L2) e a amplitude de maré foram as que mais contribuíram na distribuição da fauna de peixes. Ao longo do litoral, a riqueza relativa da ictiofauna (n° de espécies/m3) apresentou uma relação positiva com o tamanho da plataforma continental. A espécie com maior distribuição foi Bathygobius soporator, ocorrendo em 19 dos 21 locais amostrados. Lupinoblennius paivai ampliou o seu registro de ocorrência em 3.030 km. Para seis espécies de peixes foi determinado pela primeira vez as relações de peso-comprimento e comprimento-comprimento. Os resultados deste estudo indicam que a composição da ictiofauna de poças de maré, entre as latitudes 00° e 22°S, possui tanto variabilidade local quanto entre as biorregiões.
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo à Instituição - RAPHAEL MARIANO MACIEIRA
Presidente - 1785417 - TOMMASO GIARRIZZO