Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LETICIA MARQUES MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LETICIA MARQUES MORAES
DATA: 31/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência via platarforma à distância
TÍTULO:

BIOMARCADORES BIOQUÍMICOS E TESTE DE TOXICIDADE AGUDA EM EMBRIÕES DE DANIO RERIO (FET-TEST) EXPOSTOS À NANOPARTICULAS DE DIOXIDO DE TITÂNIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Bauxita; Zebrafish; Estresse Oxidativo; Dióxido de titânio.


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A Amazônia é o local onde concentram-se grandes jazidas de minérios, sendo a bauxita o principal minério para a obtenção de Alumínio metálico. No entanto, a bauxita é composta de uma série de outros metais de interesse toxicológico, como o titânio. As práticas de mineração são conhecidas por produzir solos incidentais ricos em nanocompostos. Além disso, nanopartículas de dióxido de titânio podem ser liberadas através de processos (bio)geoquímicos ou mecânicos, sem ligação direta ou indireta com uma atividade humana. Somada a essa carga ambiental de nanotitânio temos o seu uso crescente na indústria farmacêutica e de dermocosméticos. Sendo assim, esses fatores influenciam claramente no acúmulo e transporte de nanocompostos presentes nos corpos d’água aumentando sua concentração e tornando-se biodisponíveis para os organismos aquáticos. Com isso, o objetivo do presente trabalho é avaliar alterações morfológicas e bioquímicas em embriões de Danio rerio expostos às nanopartículas de dióxido de titânio (NpTiO2) levando em consideração as concentrações ambientais de Titânio no estuário amazônico. Para isso, serão realizadas abordagens experimentais utilizando a espécie Danio rerio. Os embriões serão expostos a concentrações crescentes de NpTiO2 (0,1, 0,5, 1 e 5 mg / L e controles negativo e positivo) para a aplicação do protocolo FET-TEST (Organisation for Economic Co-operation and Development, OECD 236) que quantifica possíveis alterações no desenvolvimento de embriões de peixe. Os fatores que serão observados no Fet-test são: coagulação do embrião; ausência de formação de somitos; não deslocamento da cauda ausência de batimentos cardíacos. Paralelamente, embriões serão expostos às mesmas condições do FET-TEST para a dosagem de biomarcadores bioquímicos (competência antioxidante total e lipoperoxidação). Este estudo possibilitará um maior entendimento sobre a potencial toxicidade oriunda da mineração da bauxita, além dos estudos clássicos com Alumínio, trazendo à tona uma temática pertinente para a região amazônica em termos de consequências da contaminação com nanopartículas de titânio.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADAUTO LIMA CARDOSO
Presidente - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Interno - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Externo à Instituição - THIAGO LOPES ROCHA
Notícia cadastrada em: 29/03/2022 07:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1