Banca de DEFESA: ANTONIO LEONILDO NASCIMENTO DERGAN

DISCENTE: ANTONIO LEONILDO NASCIMENTO DERGAN
DATA: 04/05/2015
LOCAL: Auditório Paulo Mendes, ICB

Biomarcadores bioquímicos em duas espécies amazônicas na avaliação da qualidade de ambientes com histórico de contaminação por arsênio

Poluição aquática, Propimelodus eigenmanni, Macrobrachium amazonicum, defesas antioxidantes, danos oxidativos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

RESUMO: A atividade humana em ambientes estuarinos tem impactado negativamente seus componentes bióticos e abióticos através da liberação de compostos tóxicos e modificação de suas características naturais. Na foz do rio Amazonas, uma contaminação histórica por arsênio (As), liberado no sistema hídrico como rejeito do beneficiamento de hidróxidos de manganês e ferro, nunca foi avaliada do ponto de vista biológico. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar, em nível biológico, a qualidade ambiental de dois rios pertencentes ao estuário amazônico: o Rio Amazonas (00° 03' 13,3" S 051° 11' 26,7" W - município de Santana/AP, região mais próxima à empresa de beneficiamento de Manganês) e o Rio Mazagão (00° 007' 23,8" S 051°16' 53,4" W - município de Mazagão/AP, distante 15 Km do primeiro ponto). As duas localidades estão sob influência da mineração de Manganês e, portanto, representam um gradiente de contaminação de As. Para comparar a influência da poluição por As nos biomarcadores analisados, o Rio Campumpema (01° 44' 21,2" S 048° 54' 09,9" - município de Abaetetuba/PA) foi escolhido como ponto referência externo, por não apresentar histórico conhecido de contaminação por este metal e ter características abióticas semelhantes. Os parâmetros bioquímicos analisados incluem biomarcadores de exposição: atividade das enzimas antioxidantes catalase, glutationa S-transferase, glutationa S-transferase Ω e glutamato cisteína-ligase; capacidade antioxidante total contra radicais peroxil e concentração total do antioxidante não enzimático glutationa, além dos biomarcadores de efeito: lipoperoxidação e oxidação de proteínas. Como espécies biomonitoras, nas quais os biomarcadores serão analisados, foram escolhidas o mandi-branco (Propimelodus eigenmanni) e o camarão regional (Macrobrachium amazonicum). Estas espécies são amplamente distribuídas no estuário amazônico, de fácil captura e representam distintos níveis tróficos. Além disso, o camarão regional é utilizado para consumo pela população local e tem grande apelo comercial. No mandi-branco, os biomarcadores estão sendo avaliados no fígado, brânquias, cérebro e músculo. Para o camarão, os biomarcadores estão sendo avaliados nas brânquias e no músculo. A coleta destes organismos contempla cinco períodos pluviométricos: seco (novembro/ 12), chuvoso (abril/13), chuvoso-seco (agosto/13), seco (novembro/13) e seco-chuvoso (fevereiro/14), sendo que quatro campanhas já foram realizadas. Além dos biomarcadores bioquímicos, também serão caracterizadas as concentrações de As e de suas espécies químicas tóxicas (arsenito e arsenato) presentes na água em todos os períodos pluviométricos amostrados. Os resultados preliminares indicam uma forte influência do aumento da precipitação no aporte de contaminantes nos pontos amostrados, já que tanto a atividade da glutationa S-transferase (GST), uma enzima antioxidante e de detoxificação, como os níveis de lipídeos peroxidados (biomarcador de dano oxidativo) aumentam no período chuvoso em órgãos dos dois organismos biomonitores empregados neste estudo.

Externo à Instituição - DULCIDEIA DA CONCEICAO PALHETA
Externo ao Programa - 2229193 - ESTANISLAU LUCZYNSKI
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Presidente - 1649237 - LILIAN LUND AMADO