Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL ALVES FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL ALVES FONSECA
DATA: 24/04/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Biologia Pesqueira
TÍTULO:

Status da conservação, aspectos ecológicos e modelagem populacional de Podocnemis expansa no rio Tapajós, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia, Ecologia, quelônios


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

A bacia amazônica abriga uma das mais diversas comunidades de quelônios aquáticos, considerada como o centro de diversidade do gênero Podocnemis, com apenas três entre oito espécies ocorrendo em outras bacias. Podocnemis expansa destaca-se por sua ampla distribuição e por ser um recurso historicamente abundante e de grande importância alimentar e econômica. Embora protegidos por lei, os quelônios amazônicos continuam sendo capturados, consumidos e comercializados sistematicamente e, devido à sobreexplotação, as populações de P. expansa diminuem gradativamente em boa parte da sua distribuição. A principal ameaça para a sobrevivência e crescimento das populações de P. expansa é a captura ilegal para fins comerciais, que ocorre durante todo o ano, mas se intensifica nos períodos de reprodução. Outros fatores antrópicos atuam sinergicamente, como a poluição de ecossistemas aquáticos, construção de represas para instalação de usinas hidrelétricas e destruição de ambientes.

No rio Tapajós, P. expansa desova principalmente no tabuleiro de Monte Cristo, onde as atividades de monitoramento e manejo realizados através do Programa Quelônios da Amazônia – PQA têm obtido êxito em aumentar a produção e a sobrevivência dos filhotes, refletindo no crescimento da população ao longo dos anos, apesar do histórico de dificuldades logísticas e financeiras e de persistir a captura ilegal para fins comerciais na região. Os aspectos ecológicos da reprodução - principalmente a taxa de reprodução, os padrões de movimentação e uso de habitats, estimativas de tamanho da população, associando o número de matrizes com a estrutura populacional, e a pressão de captura, são componentes críticos no monitoramento desta espécie no rio Tapajós, sobretudo considerando a importância do tabuleiro de Monte Cristo e a iminência da alteração das relações ecossistêmicas da comunidade de vertebrados aquáticos decorrentes de impactos ambientais a serem causados pela construção e funcionamento de hidrelétricas como as previstas no projeto técnico do Complexo Tapajós e da construção do terminal portuário da Cargill em Miritituba.

Em um ambiente prestes a sofrer alterações ambientais antrópicas significativas, como o caso do rio Tapajós, é de fundamental importância estudar como os organismos aquáticos tendem a responder a essas mudanças. As mudanças que ocorrem nas variáveis no decorrer do tempo e os fatores que as influenciam são informações essenciais para caracterizar o modelo, que têm como pré-requisitos a identificação de quais variáveis caracterizam melhor o sistema que se busca representar, e a definição das relações de causa e efeito e de retro alimentação entre elas. Para estudos de fauna silvestre, dados de estrutura populacional e razão sexual, nascimento, óbito, curvas de sobrevivência por faixa etária são informações básicas para a construção de modelos dinâmicos, da mesma forma como dados ambientais que influenciam nos aspectos reprodutivos e alimentares da espécie, e do grau de pressão antrópica.

Neste estudo, testaremos quatro hipóteses, que servirão de base para a construção dos cenários propostos na modelagem dinâmica. A primeira hipótese se refere à existência de relações alométricas entre as fêmeas de P. expansa e respectiva postura quanto o número e tamanho de ovos, o que significa que o investimento em reprodução da população estudada está em equilíbrio com o seu investimento em biomassa. A segunda hipótese postula que os fatores ambientais nível do rio, temperatura de incubação, granulometria e pluviosidade influenciam na produtividade de filhotes e na taxa de eclosão dos ninhos. A terceira hipótese considera que a captura e consumo de P. expansa no rio Tapajós não incidem na diminuição desta população, considerando as taxas de exploração atuais e estimativas de produtividade. A quarta hipótese considera que a população de P. expansa apresenta estrutura populacional em forma piramidal, e razão sexual sem diferenças significativas, como uma população em equilíbrio normalmente apresentaria, considerando que não há diferenciação da taxa de sobrevivência entre machos e fêmeas nas faixas etárias, e que no processo reprodutivo a temperatura de incubação não favorece a prevalência de nenhum dos sexos.

O objetivo principal deste estudo é construir um modelo capaz de criar cenários que representem a dinâmica populacional e ecológica de P. expansa com base nos resultados dos estudos de reprodução, de consumo e comércio, e de estrutura populacional da espécie, possibilitando avaliar o seu atual status de conservação e de sustentabilidade. Os cenários construídos pretendem demonstrar como a população de P. expansa do rio Tapajós se mantém estável e aumentando ao longo dos anos, embora sob forte pressão de pesca de subsistência e comercial ilegal, considerado o cenário atual, e em que cenários de pressão antrópica e mudanças ambientais esta tendência se modifica. São objetivos específicos a avaliação dos fatores ambientais e antrópicos que influenciam na reprodução da população de P. expansa da bacia do rio Tapajós, através do levantamento de informações referentes às taxas de natalidade e mortalidade por causas naturais e por predação humana, tanto de ovos e filhotes como de adultos, e estimativas do número de matrizes, da estrutura populacional e razão sexual.

A tese será elaborada seguindo as normas da ABNT, e dividida em introdução geral, cinco capítulos e anexos. Cada capítulo será redigido no formato do periódico científico escolhido para sua submissão, sendo seus respectivos títulos provisórios: Relações alométricas de Podocnemis expansa e influência dos fatores ambientais no sucesso reprodutivo na bacia do rio Tapajós, Brasil; Estimativa do número de matrizes de Podocnemis expansa na bacia do rio Tapajós, Brasil; Avaliação do consumo e comércio de Podocnemis expansa na bacia do rio Tapajós, Brasil; Avaliação da estrutura populacional e razão sexual de Podocnemis expansa na bacia do rio Tapajós, Brasil; e Modelagem populacional de Podocnemis expansa na bacia do rio Tapajós, Brasil.

A área de estudo é o tabuleiro de Monte Cristo, localizado no médio Tapajós, município de Aveiro, oeste do estado do Pará, nas coordenadas geográficas de referência 404’6.8”S - 55038’46.3”W. O rio Tapajós foi escolhido como área de estudo pelo fato de sua população de P. expansa ser numerosa e atingir grandes concentrações no seu período reprodutivo no tabuleiro de Monte Cristo, o que facilita observar o comportamento e ecologia da espécie. A coleta de dados ocorrerá em campanhas a serem realizadas durante três anos, nos períodos reprodutivos de 2013, 2014 e 2015.

A metodologia a utilizada no estudo de alometria reprodutiva é o monitoramento da nidificação ocorrida no Tabuleiro de Monte Cristo, com captura das fêmeas após o término da sua postura, para biometria e marcação, bem como de seus respectivos ovos, filhotes e ninhos. O  monitoramento da produtividade será realizado durante períodos reprodutivos de 2014 e 2015, sendo demarcadas 12 parcelas de 6 m² (2x3 m), distribuídas aleatoriamente em três faixas de altura do ninho em relação ao nível do rio – superior, central e inferior, a serem delimitadas após o término total da postura. Serão coletados os dados referentes à altura dos ninhos em relação ao nível do rio, distância do rio, profundidades maior e menor, temperatura e distância do centro dos ninhos em relação aos vértices da parcela.

O levantamento de dados referentes ao consumo de quelônios consistirá na aplicação de entrevistas semiestruturadas, incluindo uma amostragem das populações urbanas dos municípios de Santarém, Belterra, Aveiro e Itaituba, suas comunidades ribeirinhas e os núcleos familiares isolados nas margens do rio Tapajós. As entrevistas serão realizadas mensalmente em todos os municípios e calhas esquerda e direita do rio Tapajós, buscando comtemplar todo o ciclo de seca e cheia, a fim de obter dados de consumo e comércio ao longo do ano.

A estrutura populacional de P. expansa será obtida através da captura de quelônios, baseada em pescarias experimentais. Para cada técnica de pescaria experimental utilizada, será calculado o esforço de captura, buscando sempre a padronização dos procedimentos, e buscando evitar seletividade de captura por tamanho. As pescarias experimentais serão realizadas utilizando espinhéis, redes fixas e de arrasto, no período reprodutivo, quando a população de P. expansa atinge maior concentração e sua captura se torna mais fácil.

Para a elaboração do modelo dinâmico da população de P. expansa na bacia do rio Tapajós, o programa Stella será utilizado para construir cinco cenários diferentes: Tendências a partir do quadro atual de sucesso reprodutivo e das causas naturais e antrópicas de mortalidade; Impactos do manejo, considerando as intervenções que visem maximizar a produção de filhotes; Impactos do manejo, considerando cotas para consumo; Intensificação da pesca sobre livre acesso; e Modificação dos ambientes utilizados para reprodução e alimentação como consequência da construção de barragens para geração de energia no Tapajós.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1617769 - BRUNO SPACEK GODOY
Externo à Instituição - EDUARDO TAVARES PAES
Externo ao Programa - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Notícia cadastrada em: 14/04/2015 10:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1