Banca de DEFESA: MAIKE WENDEL PAES

DISCENTE: MAIKE WENDEL PAES
DATA: 26/08/2021
LOCAL: Plataforma Digital do Google Meet

CUIDADO FARMACÊUTICO EM PACIENTES IDOSOS PORTADORES DE ASMA ATENDIDOS NA FARMÁCIA AMBULATORIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO, BELÉM, PARÁ

Idosos. Asma. Serviços Farmacêuticos. Cuidado Farmacêutico. Intervenções Farmacêuticas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: No Brasil, a asma é responsável por um número representativo de internações hospitalares, originando elevado custo à rede pública de saúde. O farmacêutico é um profissional responsável pelo cuidado e pode otimizar a terapia medicamentosa dos pacientes polimedicados, prevenindo e solucionando Problemas Relacionados a Medicamentos. Intervenções Farmacêuticas apresentam resultados positivos, reduzem custos, promovem maior adesão ao tratamento e melhoram a qualidade de vida. Objetivo: Proporcionar o Cuidado Farmacêutico por meio de serviços farmacêuticos voltados aos pacientes idosos portadores de asma atendidos em uma farmácia ambulatorial. Método: Trata-se de um estudo de caráter intervencional, transversal e prospectivo, realizado no período de julho de 2019 a dezembro de 2019. Onde durante consultas farmacêuticas coletaram-se dados farmacoterapêuticos, identificou-se os problemas relacionados a medicamentos e realizaram-se serviços farmacêuticos através de diferentes intervenções. Resultados: 26 pacientes finalizaram o acompanhamento, a maioria do sexo feminino (84,62%), residentes em Belém (84,62%), escolaridade ensino médio (46,15%), ocupação aposentado (69,23%). Mais da metade (53,85%) estava com sobrepeso, (61,53%) não praticava atividade física. As comorbidades mais prevalentes foram hipertensão (65,41%) e dislipidemias (42,36%). Os PRMs mais prevalentes foram o problema de saúde insuficientemente tratado (20,28%), e medicamentos administrados incorretamente (17,39%). Após as diferentes intervenções observou-se melhora da adesão ao tratamento medicamentoso (p <0,01), maior controle da doença (p <0,01), melhor função pulmonar (p <0,01) e melhoria na qualidade de vida (p <0,01). Conclusão: A prática do cuidado farmacêutico realizado por meio de serviços farmacêuticos diretamente destinados aos pacientes idosos com asma melhorou significativamente os desfechos clínicos nessa população.

Externo ao Programa - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Interno - 2777283 - LUANA MELO DIOGO DE QUEIROZ
Externo à Instituição - MARCIA MARIA BARROS DOS PASSOS
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA