Banca de DEFESA: ALESSANDRA SANTOS FERREIRA

DISCENTE: ALESSANDRA SANTOS FERREIRA
DATA: 27/10/2020
LOCAL: Remota via google Meet

FORTALECIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS CIRÚRGICOS INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO EM BELÉM- PARÁ. ”

Palavras-chave: Oncologia. Cuidado Farmacêutico. Problemas Relacionados a Medicamentos. Segurança do Paciente. Gestão Hospitalar.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS Brasil), publicou em 2018 que o câncer foi responsável por mais de 9 milhões de óbitos, caracterizando a segunda causa de morte no mundo. A Portaria/GM nº 2.439/2005 pactua as diretrizes e responsabilidades para o tratamento do câncer e criação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas em Oncologia para uniformizar e ampliar o atendimento ao usuário oncológico no Sistema Único de Saúde e na rede privada. O farmacêutico é um dos atores responsáveis pelo cuidado e em otimizar a terapia medicamentosa dos pacientes hospitalizados. Objetivo: Estruturar procedimento operacional padrão que auxilie na prescrição e uso de medicamentos para usuários oncológicos cirúrgicos de hospital terciário. Metodologia: Trata-se de um estudo de pesquisa-ação e observação participativa, do tipo corte-transversal, prospectivo por amostragem por conveniência, a ser realizado no período entre outubro de 2018 e outubro de 2019 com o objetivo detectar os erros mais presentes nos processos de prescrição, dispensação e administração de medicamentos em 50 usuários oncológicos cirúrgicos atendidos pelo Serviço de Clínica Cirúrgica do Hospital João de Barros Barreto, uma unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Resultados: A amostra foi composta em sua maioria por mulheres, oriundas da área urbana, escolaridade nível fundamental incompleto, casadas, católicas e com ocupação para o trabalho doméstico. A maioria negou a utilização de cigarro, álcool ou drogas.  Ao total, foram analisadas 284 prescrições digitalizadas, com média de 7,3 prescrições/paciente nas quais mais de 97% continham insulina regular como medicamento de alta vigilância. Os principais erros de prescrição foram a utilização da expressão “se necessário”, ausência tempo/velocidade de gotejamento de infusões e ausência do volume/tipo do reconstituinte ou diluente para o preparo dos medicamentos. Conclusões parciais: O estudo corrobora para a manutenção e fortalecimento do Programa de Segurança do Paciente, evidenciando que são necessárias medidas eficazes para a prevenção de erros relacionados às etapas de prescrição e uso de medicamentos aos usuários hospitalizados no HUJBB. Perspectiva: Elaboração e pactuação de Procedimentos Operacionais Padrões para prescrição, distribuição e administração de medicamentos em pacientes oncológicos cirúrgicos atendidos pelo Serviço de Clínica Cirúrgica do HUJBB.

Presidente - 2153117 - ORENZIO SOLER
Interno - 2777283 - LUANA MELO DIOGO DE QUEIROZ
Externo à Instituição - JOCILEIDE DE SOUSA GOMES
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 12:42