Notícias

Banca de DEFESA: FABYOLLA DA SILVA DIAS NOVAES COUTINHO MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABYOLLA DA SILVA DIAS NOVAES COUTINHO MOURA
DATA: 04/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do PPGAF/UFPA
TÍTULO:

Implantação de conciliação medicamentosa como estratégia para a segurança farmacoterapêutica do paciente em um hospital militar de Belém-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Conciliação de medicamentos, erros na prescrição médica, problemas relacionados a medicamentos.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Implantar um instrumento para registro de acompanhamento de conciliação medicamentosa como estratégia para a segurança farmacoterapêutica de pacientes internados em um hospital militar. Metodologia: O estudo foi prospectivo intervencional e realizado sob livre demanda de pacientes admitidos nas unidades de internações. Foi analisado o perfil dos pacientes admitidos, a partir das informações coletadas nas prescrições médicas, no período de 01 de abril a 31 de maio de 2022 com a informação “COM O PACIENTE” descrita após o nome do medicamento. Em seguida foi analisado as prescrições médicas para o mapeamento dos principais erros relacionados a medicamentos. Foi proposto ao gestor um protocolo de conciliação medicamentosa a partir dos dados coletados e elaborado um manual de diluição de medicamentos injetáveis e a padronização de medicamentos como ferramenta de auxílio a equipe multiprofissional. Resultados: Foram admitidos 57 pacientes no período estudado, dos quais 52,63% eram idosos. Foram prescritos 126 medicamentos que eram utilizados em regime domiciliar para serem administrados durante o período de internação hospitalar. A classe farmacêutica de maior prevalência foi dos Antihipertensivos. Observou-se que em 49,21% dos medicamentos prescritos não constavam o horário a ser administrado, ficando sob a responsabilidade exclusiva do paciente e/ou acompanhante a administração. Entre os principais erros encontrados na prescrição médica, a ausência da informação de dose foi o mais observado em 28,20%. Foi atualizado a padronização de medicamentos da instituição e implantado os manuais de diluição de medicamentos injetáveis e medicamentos via oral administrados via sonda. Conclusão: A ausência da realização da conciliação medicamentosa aumenta o risco de problemas relacionados a medicamentos. A maioria dos medicamentos mapeados encontravam-se sem o acompanhamento pela equipe de enfermagem e de farmacêuticos na administração, ficando a responsabilidade da administração exclusiva ao paciente e/ou acompanhantes, não sendo possível acompanhar a adesão ao tratamento. A prevalência de pacientes idosos com polimedicação e possíveis falhas na comunicação efetiva podem contribuir para a incidência de problemas relacionados a medicamentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1955806 - CAROLINA HEITMANN MARES AZEVEDO RIBEIRO
Externo à Instituição - CINTHIA CRISTINA SOUSA DE MENEZES DA SILVEIRA
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 14:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2