Banca de DEFESA: JESSE JERONIMO FERNANDES E SILVA

DISCENTE: JESSE JERONIMO FERNANDES E SILVA
DATA: 10/05/2023
LOCAL: SALA DO PPGAF/UFPA

IMPLANTAÇÃO DO SERTVIÇO DE ACUPUNTURA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, PARÁ

Acupuntura. Práticas Integrativas e Complementares. Depressão. Qualidade de vida. Medicina Tradicional Chinesa.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: A depressão engloba alterações biopsicossociais e é potencializada por eventos estressores. O avanço desta doença, restringir a qualidade de vida através da exacerbação dos sintomas negativos e comportamento de fuga e esquiva. Dentre as abordagens de tratamento a acupuntura tem se mostrado eficaz para o sucesso terapêutico. Objetivo: Realizar o desenvolvimento de estratégias para a implementação e o acompanhamento do serviço de Acupuntura como Prática Integrativa e Complementar no Centro de Atenção Psicossocial do município de Castanhal/PA. Método: Realizou-se um estudo quase experimental com abordagem quanti-qualitativa, sem grupo controle, com 17 participantes. A coleta de dados utilizou questionário sociodemográfico, ficha de acupuntura, Escala de Hamilton, questionário da Qualidade Vida SF-12 e diário de campo, este último categorizado em três domínios, “qualidade do sono”, “qualidade de vida” e “ansiedade”. Foram realizadas 9 sessões com uso máximo de 20 agulhas em cada atendimento. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva com auxílio do software SPSS, utilizando os testes qui-quadrado e Teste T-student. Resultados: A maioria dos participantes foi do sexo feminino (66,66%), na faixa etária 31 a 40 anos, casados, escolaridade em segundo grau, sem renda fixa, praticam o evangelismo, exercem atividades laborais do lar, não possuem filhos, tabagista, sedentária, com relacionamento instável na infância e abuso sexual. Os resultados evidenciaram melhora dos sinais e sintomas associados à depressão com redução do escore de Hamilton de 19,3 ± 3,77 para 13,13 ± 2,43, t de student=5,6830, p=0,001, além da melhora da percepção do estado geral de saúde a partir da SF-12 de 4.06 ±1.09 para 1,86 ± 0,83, p=0,001. Conclusão: A intervenção com acupuntura sistêmica apresentou resultados efetivos em pacientes com depressão, além de reduzir as queixas de crise de ansiedade, melhora na qualidade do sono e concentração dos participantes.

Interno - 3062829 - JOSE EDUARDO GOMES ARRUDA
Externo à Instituição - RAFAEL RIBEIRO CABRAL
Interno - 2866155 - RUSSANY SILVA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 09:55