Notícias

Banca de DEFESA: SÂMELLA BENOLIEL ELMESCANY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÂMELLA BENOLIEL ELMESCANY
DATA: 14/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Farmácia
TÍTULO:

ESTRUTURAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS SUBMETIDOS À SEDOANALGESIA EM UM HOSPITAL DE DE ALTA COMPLEXIDADE EM BELÉM-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Sedoanálgésicos, síndrome de abstinência e pediatria


PÁGINAS: 6
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
SUBÁREA: Análise e Controle de Medicamentos
RESUMO:

Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é um setor hospitalar destinado á pacientes em estado crítico, principalmente quando se trata de pacientes pediátricos. Entre os fármacos críticos em UTI, estão os sedativos e analgésicos. Com o intuito de minimizar possíveis eventos indesejáveis na terapêutica, surge a necessidade de acompanhamento clínico de pacientes, especialmente do grupo pediátrico. Objetivo: Elaborar um instrumento para acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes submetidos à sedoanalgesia em uma unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital materno-infantil. Método: Os dados serão coletados de forma retrospectiva e prospectiva a partir dos prontuários eletrônico e físico, de pacientes com idade de 0 a 14 anos, admitidos na unidade de terapia intensiva pediátrica no período do estudo, e que estiveram em uso de sedoanalgésicos. Resultados Parciais:  Foram estudadas 138 prescrições no recorte de 60 dias envolvendo 38 crianças. Em relação aos dados epidemiológicos foram identificados o seguinte perfil dos pacientes: Idade média 3 anos, sexo predominante masculino, 49,2% com baixo peso, em relação as classes farmacológicas mais prescritas foram antimicrobianos, sedoanalgésicos, antitérmicos e inibidores da bomba de prótons. Em meio as coletas foram observados que 32,7% dos pacientes apresentaram Síndrome de Abstinência (SA) e com relação ao tempo de internação a média encontrada foi de 18,5 dias, foi analisado ainda a presença de antídotos em cerca de 25% dos prontuários analisados e das análises realizadas foram encontrados 42,5% fora do preconizado pelo Pediatrics e Pediatric & Neonatal Dosage Handbook . Resultados esperados: A partir dos dados será desenvolvido um instrumento  para  acompanhamento  dos  pacientes,  visando  prevenir  a  ocorrência  de  eventos  adversos relacionados ao uso de sedoanalgésicos. Espera-se ainda conhecer o perfil socioepidemiológico dos pacientes da referida  unidade,  bem  como  a  incidências  de  eventos  adversos  relacionados  ao  emprego  de sedoanalgesia.Aplicações  esperadas:  Acompanhamento  farmacotêrapêutico  da  UTIP  que  estejam  sob sedoanalgesia. Produtos esperados: Instrumento de acompanhamento farmacoterapêutico. Potências avanços: acompanhamento desses pacientes e uma ferramenta que facilite o monitoramento e prevenção de agravos em uma população suscetível de modo a ajustar as doses, contribuindo desta forma para a segurança do paciente internado em UTIP, aprimorando a utilização desses fármacos de forma ajustada a cada necessidade favorecendo a diminuição de desperdícios e consequentemente na redução no tempo de internação e a inclusão deste instrumento rotina de serviço tende a fortalecer a atuação do clínico farmacêutico hospitalar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Interno - 3062829 - JOSE EDUARDO GOMES ARRUDA
Notícia cadastrada em: 07/12/2022 12:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2