Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL RIBEIRO DE SOUZA

DISCENTE: RAQUEL RIBEIRO DE SOUZA
DATA: 25/11/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

Construção de um aplicativo web para manejo de reações adversas relacionadas ao tratamento da tuberculose multirresistente

Tuberculose multirresistente; Tuberculose resistente a múltiplos medicamentos; Reações Adversas Relacionados a Medicamentos; Aplicativos Móveis.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde pública mundial e o Brasil encontra-se entre os trinta países que concentram o maior número de casos. A TB multidrogarresistente (TB MDR) consiste na resistência a pelo menos rifampicina e isoniazida, os dois medicamentos mais eficazes na TB, e está relacionada aos piores desfechos clínicos. O tratamento da TB MDR envolve a utilização de vários fármacos (poliquimioterapia), havendo o risco do desenvolvimento de reações adversas que podem comprometer a regularidade e a adesão ao tratamento. OBJETIVO: Construir um aplicativo web como tecnologia para auxiliar no manejo das reações adversas relacionadas ao tratamento da TB MDR em pacientes atendidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica de desenvolvimento tecnológico que consiste em construir um produto que seja implementado na assistência ao paciente portador de TB MDR. Além disso, foi realizado um estudo transversal, observacional, de caráter descritivo, em pacientes com diagnóstico de TB MDR na fase intensiva de tratamento. RESULTADOS: Dos 31 pacientes, 58,07% foram homens, entre a faixa etária de 40 a 49 anos (25,80%), raça parda (80,65%), solteiros (61,11%). Quanto ao nível de escolaridade: 33,33% do sexo masculino possuíam ensino médio incompleto e 38,46% do sexo feminino possuíam ensino fundamental incompleto.  Dentre os principais hábitos de vida, 24,59% são etilistas e 14,75% possuem diabetes mellitus. Dentre os exames laboratoriais, observou-se alteração glicêmica.  As reações adversas mais predominantes encontradas foram: artralgia, vômito e náuseas. CONCLUSÃO: As reações adversas foram utilizadas para embasar o aplicativo Tuberculose MDR app, a fim de garantir rapidez no manejo ao paciente em tratamento com TB MDR.

Interno - 886.107.052-34 - AMANDA GABRYELLE NUNES CARDOSO MELLO - FIBRA
Presidente - 2504737 - CARLOS AUGUSTO ABREU ALBERIO
Externo ao Programa - 1152809 - JOSE LUIZ FERNANDES VIEIRA
Externo à Instituição - JUAN GONZALO BARDALEZ RIVERA