Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIVALDO MENDES PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIVALDO MENDES PINHEIRO
DATA: 23/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA GGOGLE MEET
TÍTULO:

ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA HANSENÍASE E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES HANSENIANOS ATENDIDOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO GUAMÁ DE BELÉM – PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Hanseníase; Poliquimioterapia; Adesão ao Tratamento; Qualidade de vida.


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença crônica infecciosa transmissível que ainda persiste como problema de saúde pública no Brasil e através da adesão do tratamento medicamentoso poliquimioterapico busca dar uma melhor qualidade de vida aos pacientes hansenianos diagnosticados, assim o farmacêutico tem papel de extrema importância para a promoção do diagnóstico precoce e o uso racional de medicamentos. OBJETIVO:
Implantar um protocolo de dispensação adaptado para avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso da hanseníase e qualidade de vida de pacientes hansenianos atendidos na Unidade Básica de Saúde do bairro Guamá em Belém-Pará, visando o uso racional de medicamentos. MÉTODO: É um estudo observacional prospectivo para caracterização do perfil demográfico dos pacientes que já iniciaram o tratamento medicamentoso poliquimioterapico e pacientes que poderão vir á ser acompanhados na Unidade Básica de Saúde do Guamá, Belém, Pará. RESULTADOS: Já foram consultados 60 pacientes, exclusivamente atendidos na unidade básica de saúde do bairro do Guamá, Belém, Pará, dos quais 60 estão em tratamento e 15 que já haviam recebido alta médica, os quais foram consultados somente para avaliar a qualidade de vida dermatológica. Foi realizado o levantamento demográfico e econômico dos pacientes em tratamento e acompanhamento pós-alta, sendo excluídos pacientes sem diagnósticos confirmados ou que não tinham iniciado o tratamento. A faixa etária predominante foi entre 50 a 59 anos de idade cerca de (11,25%), do sexo masculino (41,25%), que se declararam de raça preta (18,75%), casados (21,0%), com ensino médio (15,75%), possuindo carteira assinada com renda mais de um salário mínimo (11,25%). CONCLUSÃO: Como delineado anteriormente, esta pesquisa é composta por fases, onde inicialmente, realizou-se a revisão integrativa e a coleta de dadosque nortearão as próximas etapas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 886.107.052-34 - AMANDA GABRYELLE NUNES CARDOSO MELLO - FIBRA
Externo à Instituição - JUAN GONZALO BARDALEZ RIVERA
Interno - 3144240 - LUANN WENDEL PEREIRA DE SENA
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - MARICELI BAIA LEAO BARROS
Notícia cadastrada em: 17/09/2022 11:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1