Banca de DEFESA: Márcia Moraes Paulino da Silva

DISCENTE: Márcia Moraes Paulino da Silva
DATA: 23/02/2022
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

Gestão Farmacêutica de Gases Medicinais em um Hospital Universitário público de Belém.

Gases Medicinais; Ferramentas gerenciais; Farmácia hospitalar.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: A Resolução Nº 470/2008 - CFF, regula as atividades do Farmacêutico em gases medicinais (GM), tão como os medicamentos, necessitam de controle e gestão pela farmácia, isso justifica a avaliação sobre a gestão dos GM no Hospital João de Barros Barreto – HUJBB, com o objetivo de traçar seu perfil. Objetivo: Desenvolver um plano de gestão, monitoramento e utilização de GM no HUJBB. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e observacional de abordagem qualitativa, realizado um diagnóstico situacional, utilizando checklist com 28 itens conforme normas e legislações sobre os gases medicinais. Foi considerado como amostra, os locais que armazenam e distribuem os GM. Os resultados foram tratados com as ferramentas gerenciais, Matriz Swot e 5W2H, em fases distintas: identificação e análise dos dados. Resultados: Dos 28 itens, 9 itens não atenderam as normas e legislações: Área para armazenamento, recebimento dos GM, identificação de cilindros vazios, capacete de proteção das válvulas dos cilindros, rótulos dos cilindros, corrosão acentuada e alarmes de emergência nas unidades assistenciais. Através da matriz SWOT, foram observados os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidade e pelo método do 5W2H, foram propostos 7 planos de ação corretiva para as adequações dos itens. Diante dos resultados, foi possível recomendar algumas propostas de intervenções. Conclusão:  Este trabalho foi desenvolvido visando atender as necessidades de reorganizar a Gestão dos GM pelo Setor de Farmácia no HUJBB. Neste sentido observou-se que ainda faltava ações por parte da instituição para que as normas e preceitos de qualidade fossem de fato realidade no hospital. Aguarda-se que os farmacêuticos adotem o instrumento informativo gerado por esta pesquisa, Manual de Orientação de Gases Medicinais, nas principais questões inerentes aos GM e ainda, poderá ser expandido a outros hospitais universitários, como uma ferramenta de gestão e monitoramento.

Interno - 3477647 - ANA CRISTINA BAETAS GONCALVES
Interno - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Presidente - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - OSWALDO GOMES DE SOUZA JUNIOR